Reverenciado no Japão, Zico homenageia o Japão em desfile paulista
Fotos Daniel Yonamine
Nas comemorações dos 120 anos de Tratado de Amizade entre Brasil e Japão, um dos nomes que, de fato, representa este elo entre os dois países é Zico. O “galinho de Quintino” é reverenciado até hoje pelos japoneses, após estruturar o futebol nipônico na década de 90 e elevar a qualidade dos times de lá. Por conta desta representatividade e trajetória nos campos como um dos maiores jogadores da história do futebol, ele será o convidado especial da primeira grande ação das comemorações, com o desfile da Águia de Ouro, no dia 13 de fevereiro.
O destaque da escola cuja temática homenageará o elo entre Brasil e Japão no Sambódromo do Anhembi, desfilará em um grande carro alegórico, fechando com chave de ouro a presença da Águia no carnaval deste ano. O convite partiu da própria diretoria da agremiação, que enxergou a presença dele como fundamental dentro do contexto proposto. Para Zico, “o convite foi mais que especial, pois o Japão é um país maravilhoso”.
É muito gratificante ser o escolhido para representar os laços tão importantes que unem os dois países. É uma forma carinhosa de ser lembrado pelos 15 anos que passei no Japão, como jogador e como treinador. Um trabalho que valeu muito a pena”, destacou o ex-camisa 10 do Flamengo.
Um trabalho que rendeu não só evolução profissional, mas, principalmente, pessoal. Especialmente na parte de valores como respeito, disciplina e compreensão. “Aprendi muito sobre respeito ao próximo e aos mais velhos. Até hoje é uma cultura que me ajuda muito no meu cotidiano. Foram momentos especiais e um período de conhecimento. Sou muito grato aos japoneses”, conta.
Além de ser destaque na Águia, Zico também foi convidado para ser o embaixador dos festejos dos 120 anos. Um título que, para ele, “é uma verdadeira honra”. “Ser lembrado desta maneira é mais que gratificante. Não posso expressar minha felicidade e honra. Aos japoneses e brasileiros que fazem parte de todo esse processo de 120 anos, meu muito obrigado.”