No mundo das bolinhas

0
1019

Brasil recebe, em outubro, mostra retrospectiva da arista japonesa Yayoi Kusama

As “bolinhas” coloridas e vibrantes de Yayoi Kusama – uma das mais importantes artistas japonesas da atualidade – invadem as cidades brasileiras, a partir de outubro de 2013, com a exposição “Obsessão Infinita”, mostra retrospectiva com mais de 100 obras da artista, conhecida mundialmente por fazer arte de sua mania por bolas.

A primeira grande retrospectiva de Yayoi chegou a América Latina em junho desse ano no Malba (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires) e em um mês contabilizou mais de 70 mil visitantes. No dia 12 de outubro a exposição chega ao Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2014 parte para o CCBB de Brasília, e em maio para o Instituto Tomie Ohtake, na capital paulista. A exposição ainda marca presença no Museu do Palácio de Belas Artes, na Cidade do México, entre setembro de 2014 e janeiro de 2015.

A artista pop, nos últimos anos, tem se tornado um fenômeno de público, apesar de já ter ganhado há muitas décadas o respeito da crítica e das instituições do circuito das artes. Uma das explicações para o sucesso de Yayoi é o caráter lúdico de suas exposições, que são divertidas e acessíveis para todas as idades.

O nome da mostra remete diretamente a vida e a carreira da artista – que sofre de transtorno obsessivo compulsivo. Na obra, a obsessão se manifesta na repetição dos elementos – as bolas, em instalações, telas, vídeos, fotos e esculturas fálicas. Uma peculiaridade psicológica marcante de seu trabalho acrescenta ainda uma ampla gama de inovações formais e reinvenções que permitem a artista compartilhar com o grande público a sua visão única através dos espaços infinitos e superfícies espelhadas cobertas obsessivamente pelos pontos que lhe renderam fama internacional.

Como as instalações – umas das partes mais visitadas pelo público em suas exposições – “Cheia do Brilho da Vida”, em que lâmpadas se apagam e se acendem com cores diferentes em um corredor escuro; “Campo de Falos”, uma espécie de jardim de esculturas brancas com bolas vermelhas num quarto espelhado; e a “Sala da Obliteração”, um espaço em branco, em que o próprio público decora com bolas coloridas adesivas – que recebem ao entrarem na mostra.

A retrospectiva conta também com os quadros monocromáticos da célebre série “Redes Infinitas”, que lhe renderam reconhecimento em todo o mundo, e obras de uma fase pouco conhecida da artista, com pinturas de estilo clássico japonês, o “nihonga”.

E Yayoi continua produzindo, aos 83 anos, como poderão confirmar os visitantes da exposição, quando apreciarem as 36 telas pintadas pela artista entre os anos de 2012 e 2013. E ela não pretende parar com a sua arte, é o que confirma em uma entrevista ao curador da exposição no Malba, Larratt-Smith, quando confessa que o que mais teme são “os críticos de arte e a imprensa mundial, que vêm me visitar e isso me priva do tempo para criar”.

 

A artista Arte1
Yayoi Kusama nasceu em Matsumoto, na província de Nagano, no Japão, em 1929. Um conjunto poético de obras semi-abstratas em papel marcou o início de sua carreira, na década de 1940. Já no final dos anos 1950 e início dos anos 1960, Yayoi criou a famosa série “Redes Infinitas”, obras originais caracterizadas pela repetição obsessiva de pequenos arcos de pintura que se acumulam em grandes áreas seguindo padrões rítmicos.

Em 1957, Yayoi mudou-se para Nova Iorque, onde começou a ficar conhecida pelas pinturas, esculturas e performances ao vivo, emblemáticas da cultura alternativa da cidade, ganhando reconhecimento e visibilidade no cenário artístico local.

De volta ao Japão, em 1977, a artista se estabeleceu voluntariamente em uma clínica psiquiátrica, onde vive desde então. Em seus trabalhos mais recentes, Yayoi retomou o contato com seus instintos em peças e instalações, que convidam a colaboração do público, obras essas que a tornaram a mais célebre artista viva japonesa.
Informações

CCBB RJ
De 12 de outubro a 20 de janeiro de 2014
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Tel.:11. 3808-2020
www.bb.com.br

CCBB DF
De 17 de fevereiro a 27 de abril de 2014
SCES, Trecho 02, lote 22
Tel.: 61. 3108-7600
www.bb.com.br

Instituto Tomie Ohtake
De 21 de maio a 27 de julho de 2014
Avenida Faria Lima, 201 (entrada pela rua Coropés) – Pinheiros
Tel.: 11. 2245-1900
www.institutotomieohtake.org.br