Um imóvel estreito, um longo balcão, com apenas 15 lugares, e uma cozinha aparente formam o ambiente do Mica. Diminuto no tamanho, mas gigante em sabor e criatividade. Localizado na pequena rua Guaicuí, na região do Largo da Batata, no Baixo Pinheiros, o restaurante pode até ser confundido com um izakaya (típico boteco japonês), mas suas receitas surpreendem com uma mistura de influências da gastronomia asiática de diversos países.   

Singapure noodlesbifum com molho à base de curry indiano, mexilhão e cogumelos 

Muito além da culinária japonesa, a casa se inspira nos aromas e sabores da Malásia, China, Indonésia, Singapura, Coreia, Vietnã, Tailândia, Índia, Birmânia… “Uma interpretação nossa, bem particular dos ingredientes, técnicas e estilos dessas cozinhas”, conta Thiego Montiel, um dos sócios do grupo, que além do Mica conta com mais quatro empreendimentos na mesma rua: o Pitico, de culinária árabe, a Quitandoca, loja que reúne itens cultivados por pequenos produtores; o Buraco Quente, lanchonete especializada no sanduíche; e o caçula da família, o argentino Mercedes, de empanadas.  

Ambiente do Mica: longo balcão com 15 lugares

No comando da cozinha e da construção do cardápio, de todas as casas, estão os chefs Caio Alciati e João Marcelo Gertel, ex-Tian e relacionados como “chefs promissores”, pela revista GQ Brasil.  

 

 “A ideia da casa é servir pratos para compartilhar, porções variadas para dividir e experimentar com os amigos”, conta Caio. Todas servidas em pequenos bowls para se comer com hashis. Experimente o quiabo grelhado na manteiga de missô; o thai karaage, cubos de frango frito com molho agridoce e levemente apimentado; guioza de mexilhão, e os buns – sanduíches servidos no pão chinês cozido no vapor. Às segundas-feiras a noite, a casa também realiza a noite do lámen.   

Para acompanhar as porções, o restaurante conta com uma carta de drinks autorais e curiosos, criações da chef de bar, Beatriz Coutinho. Como o Surya (gin, folhas de shisô e gengibre). Não saia do Mica sem provar a única e saborosa sobremesa da casa: sorvete com bun frito.   

Além das receitas para compartilhar, no almoço de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h, o Mica serve um menu executivo composto de salada, principal e fruta de sobremesa, tudo por R$ 32,00. “Todas as semanas temos novidades no cardápio do almoço e cada dia é uma especialidade: às segundas, yakissoba; terças, tem wok; quartas, assados; quintas, noodles; e sextas, curries”, detalha Thiego.   

Sempre pensando em trazer novidades para o público, sócio e chef estudam lançar novas receitas, especialmente para os finais de semana. “Uma das minhas ideias é fazer uma ostrada aos domingos. Ostras frescas, limão e algum molho com pegada asiática para acompanhar, simples e delicioso”, adianta Caio.   

Drink Surya: gin, shisô, gengibre e limão siciliano

O restaurante funciona todos os dias da semana. De segunda-feira a sábado, das 12h às 24h e aos domingos, das 12h às 22h.  

Informações:
Restaurante Mica 
Rua Guaicuí, 33 – Pinheiros 
Tel.: 11.3360-2608
facebook.com/restaurantemica