Texto: Tamires Alês – Fotos: Daniel Yonamine e Wanderley Sasaki

Para celebrar o início da nova estação, Mogi das Cruzes – localizada na região Metropolitana de São Paulo e que conta com uma significativa comunidade japonesa – recebe a 33ª edição do Festival de Outono “Akimatsuri”, que invade a cidade com o melhor da cultura, tradições e gastronomia japonesa. A festa acontece nos dias 07, 08, 14 e 15 de abril, das 10h às 22h aos sábados, e das 10h às 21h, aos domingos. Devido a sua importância, o evento faz parte das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. 

Considerado um dos maiores festivais japoneses do país e o maior da região do Alto Tietê, o evento é realizado em uma área de 240 mil metros quadrados, totalmente arborizada, dentro do Centro Esportivo do Bunkyo de Mogi das Cruzes (Associação Cultural de Mogi das Cruzes), entidade que organiza a festa. 

Pela sua proximidade com a capital paulista, cerca de 40 minutos, o festival se tornou um roteiro turístico muito disputado pelas pessoas que apreciam a cultura japonesa e gostam de passear em um local tranquilo e seguro com sua família.

Segundo os organizadores, a expectativa é receber mais de 90 mil pessoas nos quatro dias de evento. “O interesse da população pela festa é cada vez maior, fazendo o Akimatsuri ter sempre um sucesso de público”, revela o presidente do Bunkyo do Mogi e coordenador geral da festa, Frank Tuda.

Ao longo de todos os dias de evento os visitantes poderão conferir uma extensa programação cultural, com shows e apresentações de diferentes estilos. Ao todo são mais de 60 atrações que se revezam no palco com o objetivo de agitar e entreter o animado público presente. Destaque para os shows musicais, com os cantores e bandas da comunidade japonesa, de J-Pop, apresentações de dança e de taikô (tambores japoneses), além de performances folclóricas da terra do sol nascente. No pavilhão cultural, o público terá acesso ainda a uma variedade de oficinas das tradicionais artes japonesas.

Nos últimos anos o evento também mostrou o seu potencial na divulgação de produtos e serviços, tornando-se um centro de negócios para vários setores. São mais de 100 expositores de diversos segmentos, empresários da região do Alto Tietê e da capital paulista.

“Gostaria de convidar a todos para visitar o evento e conhecer um pedacinho do Japão, das tradições, cultura e culinária japonesa”, finaliza Tuda. 

Os ingressos para participar dessa grande festa custam R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia entrada), neste caso para estudantes com carteirinha, professores e pessoas a partir de 60 anos. Crianças até 7 anos não pagam e grupos acima de 20 pessoas têm desconto. Mais informações no site: www.akimatsuri.com.br.  

Informações

33ª Festival de Outono “Akimatsuri” 

Dias 07, 08, 14 e 15 de abril de 2018

Sábados das 10h às 22h / Domingos das 10h às 21h

Centro Esportivo do Bunkyo de Mogi das Cruzes (avenida Japão, 5919 – Porteira Preta / Mogi das Cruzes / SP)

Tel.: 11. 4791-2022

www.akimatsuri.com.br

Confira os destaques da programação do evento 

Miss Akimatsuri 

Uma das principais atrações do festival é o 10º Miss Akimatsuri, concurso que enaltece a cultura e a beleza nikkei. A seletiva acontece no sábado, dia 07 de abril, primeiro dia de evento, a partir das 20h, e conta com a participação de jovens descendentes de japoneses, entre 16 e 30 anos, que residem na região do Alto Tietê. A vencedora disputa o Miss Nikkey São Paulo, realizado anualmente, em julho, no Festival do Japão.  

“O Miss Akimatsuri vem se destacando todos os anos pela beleza e talento das meninas. Em 2008, no ano do centenário, a vencedora do Akimatsuri, Karina Nakahara ganhou o concurso nacional, e até hoje é uma das mais bonitas que venceu o Miss Nikkey Brasil. Por isso, a gente sempre espera que Mogi tenha uma representante que ganhe em nível nacional”, confessa o apresentador do concurso Kendi Yamai. Além de ser o apresentador oficial do Miss no país, Kendi faz sucesso com o personagem Osako, todos os domingos, na Escolinha do Gugu. 

Surpresa com o resultado, Amanda Rika Mukotaka, de 25 anos, nem acreditou quando anunciaram que ela era a vencedora do Miss Akimatsuri o ano passado. “Eu não imaginava que poderia vencer, já estava feliz com os aprendizados que tive ao participar do concurso, desacreditei quando chamaram meu nome”, lembra. 

Um ano depois dessa experiência tão valiosa em sua vida, Amanda dá algumas dicas para as candidatas do Miss 2018: “O mais importante é manter a calma. Tem que levar o momento como uma experiência, aproveitar cada instante de todo aquele universo, tem que se divertir, o resultado é consequência”, indica. “Para as meninas mais tímidas, não tenham medo, sigam em frente. Saibam que eu também era muito tímida e o concurso me ajudou a superar a timidez e conseguir desfilar e falar para um público de centenas de pessoas. Vale muito a pena”, finaliza Amanda. 

Tooro Nagashi

Outra atração sempre muito aguardada no evento é a cerimônia do Tooro Nagashi, o ritual de soltura dos barquinhos (tooro), contendo velas acesas e os nomes dos antepassados falecidos, na lagoa do Centro Esportivo para homenagear as almas dos familiares. 

Segundo a crença, as luzes coloridas dos barquinhos levadas pelas águas do rio iluminam o caminho das almas dos ancestrais e propagam a paz. 

“Beleza e tradição se mesclam nessa cerimônia de homenagem japonesa aos antepassados. Ao todo mais de 2000 barquinhos são soltos durante o evento”, ressalta Tuda. “Quando o sol começa a ir embora, uma multidão segue em direção a nossa lagoa com seus tooro feitos com papel de seda para a cerimônia”, conta. 

Tuda explica que os barquinhos são confeccionados pelas escolas japonesas de Mogi das Cruzes e podem ser adquiridos no próprio evento. O Tooro Nagashi acontece na primeira noite de evento, no dia 07 de abril, no final da tarde. 

Miss e Mister Akimatsuri Júnior 

Já no dia 14 de abril, a partir das 16h, o evento realiza o 14º Concurso Miss e Mister Akimatsuri Júnior, com crianças entre 6 e 9 anos, descendentes de japoneses e que estejam matriculadas em escolas da rede pública ou particular de Mogi das Cruzes. 

Serão premiados os três primeiros colocados de cada sexo. As demais crianças inscritas receberão um brinde especial pela participação. A inscrição deve ser feita pela escola na sede do Bunkyo de Mogi das Cruzes

Desfile Akiba Cosplay 2018 

Para os fãs de cosplay (hobby que consiste em se fantasiar de personagens de filmes, games, seriados, quadrinhos ou desenhos animados), o Akimatsuri 2018 também oferece uma grande oportunidade: o Desfile Akiba Cosplay. Ou seja, um espaço especial para os visitantes que gostam de dar vida a personagens pelo evento todo e se divertir.

“O Desfile Akiba Cosplay é uma novidade no evento, em que os cosplayers poderão mostrar seus talentos e interagirem com os visitantes do Akimatsuri 2018”, ressalta Tuda. 

Com formato de desfile, os cosplayers têm a liberdade de caminhar pelo palco interpretando seu personagem. Os jurados irão escolher os melhores em diferentes categorias, no dia 15 de abril, às 17h.

Delícias típicas

Para os amantes da culinária japonesa, não vão faltar opções de pratos tradicionais na Praça de Alimentação do Akimatsuri. Ao todo, são 30 boxes que servem pratos típicos do oriente como yakissoba, udon, tempurá, okonomiyaki, gyoza, harumaki, takoyaki, oniguiri, yakitori e tempurá de sorvete, além de iguarias brasileiras como pastel, churrasco e doces. 

Exposição Agrícola

O Akimatsuri surgiu em 1986 para agradecer às boas colheitas e ainda hoje mantém a tradição de destacar a produção hortifrutigranjeira da região. 

Para tanto, é montado um Pavilhão de Exposição Agrícola com mais de 700 itens doados por cerca de 500 produtores de flores, frutas, legumes, hortaliças, cogumelos e ovos do Alto Tietê – região que faz parte do Cinturão Verde do Estado de São Paulo. 

Os produtos hortifrutigranjeiros transformam-se em arte, em belíssimos painéis, desenhos e elementos decorativos, decoração que sempre impressiona os visitantes. 

Vila Cultural 

Nos quatro dias de evento a Vila Cultural do Akimatsuri traz diversas oficinas culturais típicas japonesas. Entre elas a de shodô, a tradicional escrita japonesa; origami, a arte de dobrar o papel; soroban, o ábaco japonês, que consiste em um instrumento de cálculo; de mangá, as histórias em quadrinhos japonesas; exposição de ikebana e a tradicional cerimônia do chá, em que o público pode experimentar a bebida e fazer pedidos ao Buda. 

“Outro destaque dessa área cultural é a realização do Tanabata, ou Festival das Estrelas, em que as pessoas escrevem seus pedidos nos irogamis, pequenos papéis coloridos”, destaca o coordenador do festival. 

Apresentações artísticas 

Com uma extensão programação cultural, o Akimatsuri oferece aos visitantes shows e apresentações de diferentes estilos, são mais de 60 atrações. Entre elas, destaque para os cantores da comunidade japonesa como Karen Ito, Renato Chibana, Jane Ashihara, Bruno Maessaka, Sérgio Tanigawa, Sayuri Taira, Elaine Hara e Takeshi Nishimura, Pamela Ashihara e Joe Hirata.

Grupos tradicionais de dança como a Escola de Dança Saito Satoru Ryubu Dojo, Grupo Awa Odori Represa e Tottori Kenjinkai Kassa Odori também marcam presença na programação. 

Apresentação do tradicional tambor japonês também tem espaço nos quatro dias de evento, com shows dos grupos Ryukyo Koku Matsuri Daiko, Requios Gheinou Doukoukai, Kawasuji Seiryu Daiko Atibaia, Ryuko Taiko – Grupo de Fukushima, Taiko Himawari e Byakko Taiko. 

Completam a festa os shows das bandas Heroes Sanshin Band, Tontonmi e a apresentação de ilusionismo com Kevin Iwassaki. A programação detalhada do evento pode ser conferida no site oficial da festa: www.akimatsuri.com.br.