Brasil Hallyu Expo 2018

0
980

Texto: Cibele Hasegawa / Fotos: Daniel Yonamine

 

Se tem uma palavra que pode definir o Brasil Hallyu Expo 2018 com certeza é sucesso! Promovido pelo Centro Cultural Coreano no Brasil, o evento ganhou mais espaço, mais entretenimento e ainda teve recorde de público. A festa, realizada no Expo Center Norte nos dias 15 e 16 de setembro, superou a expectativa dos organizadores, recebendo 14 mil pessoas, cerca de 40% a mais que o esperado e o triplo de visitantes de 2017.

Nesta segunda edição, o palco principal recebeu diversas apresentações, como os shows dos grupos coreanos de k-pop, Imfact, e de percussão, Fanta-Stick. Os visitantes também apreciaram as exposições de fotografias de Hae-Nyeo da ilha de JeJu e de Sansa (consideradas patrimônios culturais da Coreia pela UNESCO), de hanbok (vestimenta tradicional), hangul (caligrafia), gyubang (artesanato), pintura, webtoon (quadrinhos) e da  “Caixa Cultural Coreana”, conhecida como o “museu que anda”, que apresenta costumes e tradições do país. E como não poderia faltar, uma área dedicada aos amantes de k-pop, k-dramas e também oficinas.

Todo esse conteúdo conquistou não só fãs de k-pop, mas também a família dessa garotada e amantes da cultura asiática. “O Brasil Hallyu Expo cresceu tanto porque atingiu outros públicos, como os pais dos jovens. Eles foram introduzidos à cultura coreana pelos seus filhos e puderam aproveitar bastante os workshops e as atrações”, avaliou Youngsang Kwon, diretor do Centro Cultural Coreano no Brasil.

Além das exibições culturais, a culinária também marcou presença. Apresentado pela youtuber Thaís Midori, a competição gastronômica “K-Master Chef” foi uma das grandes novidades. Os cozinheiros amadores prepararam pratos coreanos em frente ao público com a temática “comida do bem-estar”. No final, as iguarias foram avaliadas por um time de especialistas formado pelo chef João Son, a chef culinarista Lili Aguiar, e a chef Cristina Mota, vencedora do programa de TV Hell’s Kitchen Brasil.

Eleito o melhor sabor do concurso, o prato de Alcione Asano arrematou um cheque no valor de R$ 1.200,00 e uma viagem para a Coreia do Sul. “Os jurados perceberam que eu cozinhei tranquila, pois não acreditava que pudesse ganhar concorrendo entre tantos jovens. Fiquei muito feliz”, comemorou a ganhadora, que é apaixonada por dramas coreanos e, por essa razão, acabou se interessando pela culinária do país.

A gastronomia tem ganhado tanta popularidade que os organizadores ampliaram a praça de alimentação, trazendo diversos pratos típicos. Além disso, foi montado um espaço de k-food, em parceria com a AT Korea Agro-Fisheries Trade Corporation, apresentando ao público uma grande variedade de produtos coreanos.

Imfact é sucesso absoluto no Brasil Hallyu Expo 2018

 

Pela primeira vez, o grupo de k-pop Imfact veio ao país realizar um super show e um encontro com os fãs brasileiros no Brasil Hallyu Expo 2018. Em entrevista exclusiva à reportagem da revista Mundo Ok realizada um dia antes do evento, os integrantes disseram estar ansiosos e empolgados. “Nós soubemos que o k-pop faz muito sucesso aqui e conversamos com grupos que já vieram para cá”, contou Jian. “Ouvimos sobre a paixão dos brasileiros e ficamos muito animados”, completou Ungjae.

Sang e Jeup afirmaram que o grupo não esperava tamanho sucesso quando estreou, em 2016, ainda mais fora da Coreia do Sul. E essa repercussão motiva ainda mais o trabalho deles. “Nosso sonho é levar a nossa música e fazer shows em mais países mundo afora”, revelou Taeho.

E se animação deles já era grande na véspera do show, após a apresentação ficou ainda maior. Depois de receber tanto carinho nas terras tupiniquins todos disseram estar maravilhados e que pretendem voltar.