Texto: Daniel Yonamine Fotos: Arquivo Mundo OK
Primeira edição de 2019 e vamos começar montando nossa tralha de pesca para capturarmos grandes troféus durante o ano. Vamos começar pela vara, como nosso foco são os pesqueiros, a pesca principal são tambacus, tambaquis e pacus, e para esse tipo de pesca utilizaremos uma vara de 2,10 até 2,70 metros. Atualmente uso uma 2,10 e uma 2,40 com libragem de linha de 30 a 40 lbs. Utilizo uma carretilha com linha monofilamento 0,37 mm e um molinete com linha monofilamento 0,40 mm. Esse mesmo equipamento utilizo na pescaria de dourados no rio.
Tenho mais dois conjuntos para pesca de pintados, cacharas e pirararas, nele uso uma vara de carretilha de 1,83 mts para linha de 30 a 60 lbs e uma carretilha perfil alto com linha monofilamento 0,60 e uma vara de molinete de 1,70 mts de 40 a 65 lbs, com molinete com linha mono 0,50 mm. Quando vou pescar pintados no rio, troco a linha do molinete para 0,60 mm.
Uma pesca bem interessante (principalmente em épocas de inverno quando os tambas não estão ativos) é a pescaria de carpas, para isso utilizo um conjunto com uma vara tamanho 1,52 mts, com libragem de 8 a 16 lbs, com molinete abastecido com linha monofilamento 0,28. Esse conjunto utilizo também para pescaria de tilápias com massa e na boia.
Atualmente muitos pesqueiros proibiram a utilização de linhas multifilamento, pois devido a linha não ter praticamente nenhuma elasticidade, numa briga com o peixe, ou no momento da fisgada, pode acabar machucando algum peixe pelo atrito, causando cortes. Outro item que os pesqueiros aos poucos estão proibindo é levar ração para ceva de fora do pesqueiro, pois devido ao aumento exponencial da utilização de ração na ceva, muita da ração que não é consumida pelos peixes acaba entrando em decomposição e estragando a qualidade da água do lago. O grande problema é que nem todos os pesqueiros entendem que proibir trazer ceva e incentivar a utilização da ração do pesqueiro precisa de um bom senso no valor da ração vendida no local. A um preço justo, igual o praticado nas lojas, acredito que ninguém iria reclamar de comprar a ração no local.
Outro item importantíssimo é o anzol, geralmente carrego sempre alguns tamanhos diferentes de chinú, são os anzóis que mais utilizo na pescaria, principalmente de tambas, em dias que estão muito manhosos, chego até a usar tamanho 7. Normalmente uso tamanho 9 e anzol pacu para os peixes de couro. Lembrando sempre que obrigatoriamente devemos utilizar ANZOL SEM FARPA. Cuidar dos peixes que pescamos é garantir diversão por muito tempo.