Kkakdugi

0
844

Kkakdugi: a gastronomia coreana ao alcance da sua mesa!

 Texto e fotos: Cibele Hasegawa

 

Seja em casa ou nos restaurantes, o kkakdugi é um prato típico coreano muito popular e servido como acompanhamento – chamado de banchan, um costume coreano de montar uma mesa farta com diversos pequenos pratos. E ainda que não seja a estrela de almoços ou jantares, sua cor e sua textura marcam presença e conquistam paladares com o seu icônico sabor.

Também conhecido como “kimchi de nabo” (conserva coreana), a receita é feita com um tipo de nabo chamado de mu, além de diversos ingredientes como o alho e a pimenta, indispensáveis na gastronomia da Coreia. Embora essa variação do nabo não exista no Brasil, é possível, sim, trazer o sabor do outro lado do mundo para cá. Katia Kil Kang Kim, professora de culinária do Centro Cultural Coreano no Brasil, explica a seguir como fazer essa iguaria e, ainda, aproveitar o toque do nosso país tropical usando o mamão na preparação. Confira!

 

Ingredientes

1 nabo (médio)

Sal

Açúcar

½ cebola

¼ mamão papaya (também pode ser feito com maçã)

Cebolinha

5 dentes de alho

Mingau

Yakult

Pimenta seca coreana (a gosto)

1 colher de sopa de saeu-jeot (camarão em conserva)

3 colheres de sopa de gochugaru (pimenta vermelha coreana em pó)

1 colher de sopa de myeolchi aegjeos (molho de peixe) 

 

Modo de preparo

 

O nabo

  • Corte o nabo em cubos e coloque em uma tigela. A dica aqui é tirar apenas eventuais “machucados” e pequenos brotos. “Não descasque e nem raspe a casca. Isso é importante para não perder a crocância do prato”, explica a professora Katia.
  • Em seguida, jogue uma colher de sal e um pouquinho de açúcar no nabo e misture. Depois, deixe a mistura descansar por cerca de uma hora.

 

 

Tempero

  • Coloque as pimentas secas em água por alguns minutinhos e depois pique em pequenos pedaços.
  • Corte o mamão (sem semente e sem casca), a cebola e o alho em pequenos pedaços.
  • Para engrossar o tempero, você irá usar um mingau feito com um pouco de farinha (ou uma colher de arroz pronto) cozida com água.
  • Bata no liquidificador todos os ingredientes cortados e adicione o camarão em conserva, o molho de peixe, as pimentas secas, o yakult e o mingau (o suficiente para engrossar).

 

 

Misture tudo

  • Primeiro, retire toda a água do nabo.

 

  • Depois, adicione a cebolinha cortada, o gochugaru e o tempero juntamente com o nabo. Misture tudo e o seu kkakdugi está pronto!

 

 

 [BOX]

Você pode servi-lo assim que estiver pronto ou deixar o nabo curtir um pouco na geladeira a fim de acentuar mais o sabor. Outra recomendação é guardá-lo em um recipiente com boa vedação, devido ao cheiro forte.