Conheça o Kauai, restaurante que traz essa e outras delícias da culinária havaiana e okinawana para a zona leste de São Paulo
Assim como outros pratos típicos internacionais, a receita tradicional havaiana também tem conquistado o paladar dos brasileiros. O poke, que no dialeto local significa cortado em pedaços, é servido em uma tigela com uma mistura de ingredientes e tem como base o arroz e o peixe cru. Em terras brasileiras, ganhou outras versões e as casas especializadas na iguaria tem se espalhado pela capital paulista. O primeiro a abrir as portas no Tatuapé, é o Kauai Restaurante Havaiano.
Com ambiente de cores claras e móveis de madeira, o restaurante aposta na sustentabilidade, marca do povo havaiano, para atender seus clientes. Os pedidos são feitos nos tablets, fixados nas mesas, os canudos são de papel, o hashi de bambu certificado e no som só músicas havaianas. No comando da casa, os amigos Kenny Chan e Rick Suzuki, que trocaram suas carreiras no mercado financeiro, pela área gastronômica.
E tem dado certo. Em 7 meses de funcionamento da casa os planos de crescimento já são promissores. “Pretendemos inaugurar mais duas casas nos próximos meses. Uma, o Kauai Poke, na região da avenida Paulista, que servirá só pokes, com previsão de abertura no segundo semestre deste ano, e a outra, na Vila Mariana, uma loja conceito, como esta do Tatuapé, devemos inaugurar no início de 2020”, revela Chan.
Na casa do Tatuapé, há cinco opções prontas de poke, todas acompanham molhos típicos, que Chan aprendeu a preparar em visita ao Havaí e mantém as receitas bem guardadas. “O mais típico é também o mais pedido da casa, o Kilauea, que leva mix de salmão e atum, molho spicy, arroz branco, pepino, tofu, maionese de wasabi, coco crocante e chips de batata doce”, conta.
Além das opções prontas, o cliente pode montar o poke de acordo com o seu gosto. “Muitos preferem montar o seu próprio poke. Quando o cliente faz escolhas que parecem não ser muito acertadas, a gente dá algumas dicas de como é possível melhorar a combinação escolhida”, explica Chan.
Segundo ele, um bom poke deve reunir três qualidades principais: “O segredo é ter equilíbrio entre tempero, cremosidade e crocância. O certo é misturar todos os ingredientes e sentir um sabor único dessa combinação na boca”, revela.
Para atender a todos os públicos, o Kauai também oferece uma opção de poke vegana, o Lanikai. Com uma combinação de shimeji e shitake (preparados no óleo de coco), arroz integral, molho da casa, manga, cenoura, edamame (soja verde), castanhas de caju, nori (alga marinha) e chips de batata doce. E pratos quentes, entre eles o Loco Moco, típico do Havaí, feito com gohan (arroz japonês), um blend de hambúrguer, caldo de carne havaiano, ovo com gema mole e batata frita, e o Karê Tonkatsu, o famoso karê raisu (curry e arroz japonês) acompanhado com lombo suíno a milanesa.
Para finalizar a refeição, experimente o saboroso moti recheado com sorvete (matchá, morango, baunilha, coco ou chocolate), acompanhado com frutas, preparado pela Melissa Takami, da Moti Confeitaria.
O POG, suco típico havaiano (mistura intrigante e saborosa de maracujá, goiaba e laranja), chás, entre eles o Arizona, também tradicional no Havaí, cervejas, água e refrigerantes compõem a carta de bebidas da casa.
O Kauai funciona de segunda a quinta-feira, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 22h. De sexta-feira, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 23h30. Sábados, das 12h às 16h e das 18h30 às 23h30 e aos domingos, sem pausa, das 12h às 22h. De terça-feira o restaurante não abre. Além do atendimento no salão, a casa trabalha com delivery com os principais aplicativos de pedido de comida: iFood, Uber Eats e Rappi.
Informações
Kauai Restaurante Havaiano
Rua Serra de Juréa, 144 – Tatuapé
Telefone: 11. 2251-5959
Instagram: @kauai.br
Facebook: Kauai Restaurante Havaiano