Texto: Daniel Yonamine / Foto: Arquivo pessoal Chimato
Nessa edição vamos aproveitar a nossa matéria de capa onde falamos do tatuador Chimato, e falar sobre torneios de pesca. Agora você deve estar pensando, mas o que um tatuador tem de relação com os torneios? Acreditem, o Chimato é um dos maiores campeões de torneios de pesca de São Paulo. Tanto em rodadas individuais, como por equipes, o tatuador pescador (ou pescador tatuador?) conta que já teve mais de 100 troféus guardados e não tinha onde deixa-los e acabou doando para os pesqueiros de amigos para deixar expostos. Ele também participa da equipe “Daqui pro bar”, que ganhou a temporada 2018 do torneio de pesca do Jornal da Pesca.
Chimato compete dos torneios de vara lisa ou de mão. Ele conta que para se dar bem nos torneios, duas coisas são muito importantes, ele treina bastante, quando não está competindo está em pesqueiros praticando a técnica de pesca com vara lisa. Outra é que é muito importante saber o hábito dos peixes do pesqueiro onde terá o torneio, saber qual isca os peixes atacam mais, altura da isca, tudo isso varia muito de pesqueiro para pesqueiro, então é preciso ir algumas vezes no local para conhecer esse hábito. Essa mesma regra serve também para os torneios de pesca de arremesso, porém esse tipo de prova o Chimato não participa.
Se você tem interesse em testar suas habilidades, você pode perguntar nos pesqueiros que você frequenta se eles fazem esse tipo de competições. Geralmente a maioria dos pesqueiros fazem isso pois acabam atraindo muitos novos pescadores e apesar da competição, gera um clima de amizade entre os pescadores do local. Muitas vezes os prêmios são muito bons, tanto em dinheiro, equipamentos, campeonatos maiores como o da FishTV premiam os ganhadores com pacotes de pesca em diversas localidades. O que acham de se aventurar nos torneios?