Muitos fãs estrangeiros e mais novos de animes, séries, games e filmes japoneses devem conhecer o nome Yamato, que além de ser um nome comum no Japão, é também o nome de um dos mais conhecidos navios que foi afundado na Segunda Guerra Mundial. Neste domingo (07/04), foi realizada uma cerimônia em memória a tripulação do navio em Kure, província de Hiroshima. A embarcação foi afundada em 07 de Abril de 1945 nos mares da província de Kagoshima, após um forte ataque aéreo norte-americano.
O Yamato foi o maior e mais bem equipado navio da Marinha Imperial do Japão era considerado orgulho do país durante a Segunda Guerra Mundial. A tripulação estimada do Yamato no dia do ataque há 74 anos, era de mais de 3.000 pessoas sendo que 3.056 tiveram o mesmo destino do super navio de guerra.
A cerimônia do dia 7 foi realizado em Kure, Hiroshima, cidade onde o Yamato foi construído. Um total de 400 pessoas participaram das cerimônias, em sua grande maioria familiares da antiga tripulação do navio. Essas cerimonias em memórias daqueles que estiveram na embarcação são realizadas em Kure anualmente.
Um minuto de silêncio foi feito antes das cerimônias e depois de diversas rezas e rituais budistas foram realizados em devoção aos mortos. Um homem de 95 anos, que fazia parte da tripulação do Yamato dedicou suas rezas aos companheiros mortos durante a guerra e disse esperar que a morte de seus colegas tenham contribuído para a prosperidade do Japão e a paz mundial.
Uma mulher de 100 anos e esposa de um dos tripulantes mortos relatou a rede de TV NHK que: “lembro do meu marido todos os dias, mesmo passando tanto tempo. Tudo que quero é que o país siga em paz”.
Outro local que recebe bastante visitação neste dia é o Museu Marítimo de Kure, onde há uma réplica de tamanho reduzido, ainda bem grande na escala 1:10 o épico navio de guerra. Lugar que recebe muitos jovens estudantes em excursões.
Fonte: NHK Web News via IPC Digital
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.