Juri Umá Matsuri

0
796

Você sabia que em Okinawa existe um festival de prostitutas de cavalo? Calma, já vou explicar todo o contexto…

A muito tempo, na época do Reino de Ryukyu (nome como era chamada a ilha de Okinawa hoje), existiam três bairros de prostíbulos famosos: Chiji, Nakashima e Watanji. Naquela época, devido a falta de condições, muitas vezes até de alimento das famílias pobres, era muito comum essas famílias venderem suas filhas para bordeis, para garantirem a sua sobrevivência. Infelizmente, essas meninas não podiam voltar para a sua casa, e nem saber quem eram os seus pais. Muitas delas, passaram a vida toda prestando esse tipo de serviço.

Antigamente, o Juri Umá Matsuri era realizado todo o ano, para que os pais dessas meninas pudessem vê-las, mesmo que de longe. Elas vestiam kimonos de bingata (tradicional de Ryukyu) e faziam um desfile com um cavalo de madeira preso no obi (espécie de cinto de pano), como se estivessem montadas no cavalo. Por isso, o festival é chamado de Jyuri Umá Matsuri (ジュリ馬祭り).

Atualmente, o festival é realizado no 20º dia do calendário lunar, afim de homenagear essas mulheres, com orações feitas pelas yutás (xamãs okinawanas) e apresentações artísticas, reunindo centenas de mulheres, que dançam com seus cavalos, acompanhadas ao som do sanshin e ao coro feminino.

 

Em 2017, tive a oportunidade de participar deste festival, tocando sanshin e cantando com muitas mulheres! A força feminina é algo inexplicável! É muito  importante lembrar que graças a essas mulheres, as artes de Ryukyu permanecem vivas até os dias de hoje.

 

Foto antiga: blog.goo.ne.jp

Ryukyu Shinpo

Arquivo pessoal