O governo brasileiro decidiu na última sexta-feira (12/04) introduzir atividades policiais locais ao estilo japonês, incluindo o sistema policial “koban”, em todo o país para conter a deterioração da segurança pública.
Desde 2000, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) tem trabalhado na disseminação de atividades policiais baseadas na comunidade em algumas regiões do Brasil, incluindo São Paulo, enviando policiais japoneses e fornecendo treinamento para oficiais brasileiros no Japão. Postos policiais koban de estilo brasileiro serão estabelecidas em áreas urbanas dessas regiões e receberão o nome de “Base Comunitária do Bairro”.
O número de vítimas de homicídio no Brasil no ano passado ficou em cerca de 60.000. Melhorar a segurança é uma das principais prioridades para a administração do presidente Jair Bolsonaro, lançada este ano.
As diretrizes para as atividades policiais locais do Brasil, elaboradas na sexta-feira, mencionam exemplos de esforços de prevenção ao crime feitos pela polícia japonesa, incluindo visitas regulares de oficiais a empresas e casas locais.
A prática de visitar regularmente os moradores permitiria que os policiais procurem saber as suas necessidades e exigências.
Uma cerimonia para assinar o plano de segurança foi realizada em Brasilia e contou com representantes do JICA, da polícia japonesa e membros da Embaixada do Japão no Brasil.
Fonte: JIJI PRESS
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.