O centro de treinamento de futebol da J-Village, na província de Fukushima, retomou as operações neste sábado (20/04), oito anos depois de ter sido convertido em uma base operacional para lidar com o desastre nuclear que atingiu a prefeitura em 2011.
A instalação, criada em 1997, já foi selecionada como ponto de partida para a etapa do revezamento da tocha olímpica para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, uma ação destinada a destacar os esforços do país para se recuperar do terremoto e do tsunami de 11 de Março de 2011, que teve como consequência o colapso da usina nuclear de Fukushima no. 1.
O revezamento da tocha começará na instalação em Março de 2020.
Até Março de 2017, o centro de treinamento foi usado como um centro logístico e uma instalação de hospedagem para os trabalhadores envolvidos na limpeza e outras operações de resposta a desastres na instalação destruída localizada a cerca de 20 quilômetros ao norte. A função de base operacional foi movida para a usina.
O complexo de treinamento foi renovado e um campo de prática interna e um hotel com salas de conferência foram adicionados.
Uma grande parte do complexo já havia retomado suas operações em Julho de 2018, com exceção de dois campos de jogo.
Também no sábado, a East Japan Railway Co. abriu uma nova estação perto do J-Village.
“Espero que (a reabertura completa) contribua para o ressurgimento de Fukushima”, disse uma mulher de 42 anos que estava chegando à estação no sábado pela manhã.
A mulher, que mora na prefeitura, planejava visitar o local da J-Village.
Segundo informações complementares divulgadas em redes sociais, o local também será usado como centro de treinamento para seleções que disputarão os Jogos Olímpicos no próximo ano.
Fonte: Pacific Epeak
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.