Uma série de cerimônias e rituais estão programados para celebrar a ascensão do príncipe herdeiro Naruhito ao trono. Os primeiros eventos já foram realizados na manhã do dia 1º de Maio, o dia da entronização de Naruhito.
Uma cerimônia assinalou a sucessão da espada e da joia sagradas do imperador do Japão nesta quarta-feira (1º de Maio) em Tóquio. Denominada em japonês “kenji-to-shokei-no-gi”, a cerimônia teve início em torno das 10h30 (horário do Japão) no salão Matsu-no-Ma, do Palácio Imperial.
O imperador Naruhito recebeu, como herança, as insígnias imperiais, que marcam a sua ascensão ao trono.
Após este ritual, o novo imperador proferiu o seu primeiro discurso na cerimônia Sokui-go-Choken-no-gi. Em suas palavras:
“Eu sucedi ao trono conforme estipulado pela Constituição do Japão e pela Lei de Medidas Especiais sobre a Lei da Casa Imperial.
Quando penso nas grandes responsabilidades que assumi, me sinto repleto de um sentimento solene.
Refletindo sobre o passado, Sua Majestade, o Imperador Emérito, orou pela paz no mundo e felicidade do povo japonês por mais de 30 anos. Sua Majestade compartilhou da felicidade e tristeza do povo em todos os momentos, mostrando grande dedicação por meio de suas próprias ações, e cumpriu cada um de seus deveres com sinceridade. Eu gostaria de expressar meu profundo respeito e gratidão pela atitude que Sua Majestade, o Imperador Emérito, demonstrou como símbolo do Estado.
Conforme sucedo ao trono, estou refletindo profundamente sobre o caminho tomado por Sua Majestade, o Imperador Emérito. Terei em mente os feitos dos Imperadores no passado, e irei me esforçar para me aperfeiçoar. Juro cumprir meus deveres, como símbolo do Estado e da unidade do povo, em conformidade com a Constituição, sempre pensando sobre a população e a apoiando. Eu desejo sinceramente a felicidade do povo, o crescente desenvolvimento da nação, e a paz em todo o mundo.”
Após o seu discurso, o novo imperador se encontrou com representantes do povo também no Salão do Estado, no Palácio Imperial.
Outras celebrações acontecerão no decorrer do dia 1º de Maio no Japão.
Uma cerimônia-chave que celebrará a ascensão ocorrerá no Palácio Imperial quase seis meses mais tarde. Em 22 de outubro, o novo imperador vai anunciar sua entronização e será saudado. Em seguida, haverá um desfile.
No mesmo dia, um banquete da corte será realizado no Palácio Imperial. Três outros banquetes ocorrerão nos dias seguintes. Em novembro, será a vez da realização do Daijosai, ou Grande Cerimônia de Ação de Graças.
Fonte: NHK World – Link 1, Link 2
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.