Akainku – A Lenda do Cão Vermelho

0
1415

 

 

Haitai!

Na edição der março, escrevi sobre o Sanshin no Hi realizado no Brasil e em Okinawa, contei como o sanshin foi trazido da China até Ryukyu. Desta vez, contarei uma estória bem interessante sobre o sanshin: A Lenda de Akainku.

 

Em Okinawa, existe uma lenda popular muito curiosa sobre como o sanshin foi criado.

 

Antigamente, na Vila de Sobe, localizada na pequena cidade de Yomitan, havia uma moça muito bonita e atraente, chamada Chira. Certo dia, Chira passou a namorar um rapaz. Porém, um outro rapaz que também gostava da moça, acabou matando-o por inveja.

 

Desconsolada pela perda de seu amor, Chira resolveu criar um cão vermelho. Algum tempo depois, ela descobriu que estava grávida de seu falecido namorado. Quando os moradores da vila souberam do fato, começaram a espalhar o boato de que a criança que Chira esperava, era filho do cão vermelho.

 

Não aguentando mais ouvir tais comentários, Chira decide ir para a ilha de Tsuken, onde comete suicídio. No entanto, o seu filho sobreviveu, e foi criado pelos pais de Chira. Após um tempo, os moradores da vila passaram a chamar o filho de Chira de Akainku – que significa filho do cão vermelho.

Diz a lenda, que o primeiro sanshin criado foi criado por Akainku. Do galho de uma amoeira, criou o braço e o corpo do instrumento. E do rabo de um cavalo, fez o encordamento. Ao ouvir o som da chuva caindo no telhado, criou o ritmo do sanshin. Diz a lenda que Akainku carregava o seu instrumento e fazia apresentações em diversos lugares.

 

Certo dia, ele disse ao povo:

“A minha missão termina por aqui. Agora, eu desejo que vocês façam um sanshin melhor do que este e que transformem a ilha de Ryukyu em uma terra conhecida pela música. Irei para o céu e ficarei observando a Vila de Sobe.”

 

Dito isso, o corpo de Akainku foi para o céu. Nesse mesmo lugar, os moradores contruíram uma espécie de túmulo, tornando-se um templo.

 

Em 2017, participei do Sanshin no Hi em Okinawa. Antes do evento oficial, todos os tocadores e artistas fazem a visita ao Akainku, fazem os devidos comprimentos e tocam Kajyadifuu, a música clássica de Ryukyu mais conhecida, para homenagear o Akainku e ter prosperidade na vida musical.

 

Se você toca sanshin e vai para Okinawa algum dia, a visita a este lugar é indispensável!