10º Festival do Japão de Vinhedo

0
601

Nesta edição, estamos quebrando o protocolo para comentar a experiência maravilhosa que tivemos durante o “10º Festival do Japão de Vinhedo”.

A começar pela própria cidade de Vinhedo que nos surpreendeu pela beleza, organização e pelo povo acolhedor. A estrutura do local do Festival, o Parque Municipal Jayme Ferraguti, também foi uma agradável surpresa. Com muito verde e em uma localização privilegiada, o parque recebeu muito bem o público de 18.000 pessoas que estiveram presentes durante os dias 11 e 12, 18 e 19 de maio. Mas, o mais marcante mesmo foi sem dúvidas as pessoas que conhecemos e o reencontro com velhos amigos.

Primeiramente, o grande casal da diretoria social da Nikkey Vinhedo, Carlão e sua esposa Olga Tizuko. Duas pessoas batalhadoras que realmente fazem a diferença e fazem as coisas acontecerem.

Os apresentadores do evento, Yoshio Kageyama, pessoa chave no comando dos artistas, o nosso querido amigo Luis Yabiku, sempre muito elegante que ao lado de Akemi Okamoto deram brilho ao se apresentarem e também serem os grandes mestres de cerimônia do primeiro final de semana do Festival. No segundo final de semana, os grandes protagonistas foram a experiente dupla de apresentadores Angelaisa Toyoda e Takeshi Nishimura, que também abrilhantaram o palco com suas performances de canto, dança, taiko, yosakoi, animando o público presente.

Das atrações artísticas, tivemos um mix da velha guarda com novos cantores que tivemos o prazer de rever e ouvi-los.

A pequena cantora Kaori Yokota, trouxe seu carisma encantando o público do Festival. O ídolo teen, Teddy Shigueyama agitou a galera ao som de KPop e JPop. O ator e cantor Ryu Jackson também foi uma das grandes atrações, levantando a plateia com as suas excelentes performances dos cantores Michael Jackson e PSY. Rafael Yassunaga também trouxe seu romantismo, interpretando grandes hits japoneses e nacionais, inclusive faixas de seu CD.

A magia ficou por conta dos amigos Edson e Kevin Iwassaki, que hipnotizaram a plateia do primeiro final de semana com o espetáculo “Ilusionismo Oriental”. No segundo, tivemos a presença de Ossama Sato.

O cantor performático Ricardo Nakase, com seu figurino maravilhoso a la Mikawa Kenji, trouxe para o palco do Festival sucessos do cantor japonês e dividiu o palco com os amigos Bruno Maesaka, Kaori Kanegawa e com o Grupo de Dança Midori Sato. Outro cantor que arrasou no figurino foi Hideki Egochi, que fez uma homenagem à Saijo Hideki.

O Grupo Todos Nós, formado pelos amigos Pedro e Eunice Mizutani, Angelaisa Toyoda, Paula e Fernanda Hirama abrilhantou a noite do dia 18. O grupo encanta a plateia com seu repertório diversificado que mistura músicas tradicionais japonesas, taiko e yosakoi.

Da velha guarda, destacou-se o carismático Sergio Tanigawa, o pequeno grande homem que com sua apresentação impecável e emocionante encanta o público de todas as idades. Outro momento bacana foi o reencontro com os amigos Renato Chibana e Mariana Kataoka. A apresentação deles foi recheada de romantismo e grandes interpretações.

Para nós foi uma honra ter pisado no palco do Festival do Japão de Vinhedo. Poder estar ali, recebendo a energia das pessoas e ainda realizar o sonho de cantar com o grupo Ryu Taiko de Indaiatuba, foi incrível. Unir o taiko com axé, cantando o Canto da Cidade e, ainda, cantar em japonês “O Fantasma da Ópera”, “Tente outra vez” (Raul Seixas) e trazer sucessos internacionais como Shallow, foi uma experiência memorável.

Agradecemos mais uma vez a todo o pessoal de Vinhedo e também aos novos amigos: André Arakaki (Karaagueto), que faz o melhor Karaguê, Yamachan, que além do Takoyaki, faz o melhor Okonomiyaki e o artista Alex (Reino do Algodão Doce), que transforma um simples algodão doce em arte.

Enfim, cantar, rever os amigos, conhecer pessoas novas, fortalecer as amizades, esse é o mundo do karaokê que vivemos e faz com que a nossa paixão pela música nos mova!