Cultura uchinanchu em alta no Okinawa Festival
A 17ª edição do evento agita a zona leste de São Paulo nos dias 03 e 04 de agosto e a expectativa é receber mais de 20 mil visitantes
Texto: Tamires Alês | Fotos: Daniel Yonamine/Lau Moreira/Paulo Guereta
Já virou tradição! Em agosto, a zona leste de São Paulo se prepara para receber todas as cores, músicas, vibração e energia do povo uchinanchu, considerado um dos mais festivos do Japão. E a comissão organizadora não decepciona, e a cada ano se dedica para realizar uma festa ainda melhor. Por isso, preparem-se, porque entre os dias 03 e 04 tem mais uma edição do Okinawa Festival, um dos maiores e mais aguardados eventos da comunidade okinawana no Brasil.
A festa, que acontece no Centro Educacional e Esportivo Vicente Ítalo Feola, na Vila Manchester, recebe milhares de pessoas de várias regiões do Brasil e promete muita animação nesta 17ª edição. “Estamos esperando um grande público, principalmente, de jovens. Tenho certeza que será mais um evento de muito sucesso”, ressalta o presidente da comissão organizadora do evento, Mario Tadashi Ueta Uehara.
O festival é promovido pela Associação Okinawa de Vila Carrão e Associação Okinawa Kenjin do Brasil, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e faz parte do Calendário Municipal e Estadual de São Paulo. “A ideia do evento é apresentar para os visitantes todas as peculiaridades da nossa cultura, seja na área musical, artística ou gastronômica e, assim, continuar preservando e difundindo as tradições okinawanas no Brasil”, explica Uehara.
O evento conta com uma extensa programação cultural nos dois dias de festa, reunindo o melhor da cultura, música, danças e artes de Okinawa. Além de dezenas de barracas que apresentam a gastronomia típica okinawana, produtos diversos e uma área cultural do Urizun – Círculo dos Ex-Bolsistas de Okinawa, com oficinas e palestras culturais.
Shows Internacionais
“Os grandes destaques da programação desta edição são os shows com os cantores internacionais”, exalta o presidente da comissão organizadora. Um dos grandes nomes que estará no palco do Okinawa Festival 2019 é Kazufumi Miyazawa, cantor japonês conhecido pela canção “Shima Uta” – que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias na década de 1990. Miyazawa também fundou as bandas “The Boom” e “Ganga Zumba” e volta ao Brasil para se apresentar nos dois dias de festival.
“Outro destaque é a presença da famosa cantora nikkei argentina, Claudia Oshiro, que faz muito sucesso no Japão”, ressalta Uehara. “Estamos planejando grandes encontros em nosso palco, o público terá ótimas surpresas”, adianta.
Música e cultura
Ao longo de todo o dia de festa, o público poderá acompanhar apresentações diversas, como demonstração de Artes Marciais, de Radio Taissô (ginástica rítmica ao som do Rádio); Kenko Taissô; Bon Odori – tradicional dança circular japonesa a qual o público é convidado a participar; shows com os principais cantores da comunidade nipo-brasileira e da Banda Tontonmi.
Mas, um dos momentos mais esperados do evento é a já tradicional apresentação dos mais de 600 tocadores de taikô de Okinawa, com os grupos Requios Geinou Doukoukai Eisá Taiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko.
“O Okinawa Festival é o maior evento do nosso calendário anual, pela dimensão e relevância na comunidade. Buscamos inovar em todas as edições, além do grupo se engajar em uma movimentação de palco mais elaborada, a maior parte das novas coreografias do grupo são apresentadas primeiro no Okinawa Festival”, enaltece o atual presidente do Ryukyu Koku Matsuri Daiko do Brasil, Everton Arashiro. “Internamente, é uma oportunidade de colocar desafios para as lideranças do grupo e treinar as novas gerações. É também um momento de grande integração, pois é um dos poucos eventos que reunimos quase todos os membros de São Paulo, além dos convidados das demais filiais do Brasil. Ao todo, serão cerca de 300 membros se apresentando”, completa.
O Matsuri Daiko fará quatro shows no evento, dois no sábado e dois no domingo. Serão apresentadas 17 músicas do repertório do grupo, sendo que sete delas são inéditas para o Okinawa festival. “Preparamos um repertório com coreografias que destacam força e alegria. A expectativa é que o grupo possa transmitir essas emoções ao público presente”, conta Arashiro.
O melhor da gastronomia
Já experimentou um prato típico da Ilha de Okinawa? Não? Pois o Okinawa Festival é uma excelente oportunidade para conhecer de perto os sabores e temperos tão característicos desse povo.
“Nosso evento conta com uma área gastronômica composta por cerca de 80 barracas, que trazem aos visitantes pratos típicos da culinária de Okinawa”, conta Uehara. Por lá é possível encontrar o Okinawa Sobá, o Hirá no Shiru (sopa de cabrito), o Ashitebiti (joelho de porco) e, para adoçar o dia, o famoso Sataa Andagui (similar a um bolinho de chuva).
Além, é claro, de pratos tradicionais de outras províncias do Japão, como tempurá, sushi, sushimi, temaki e yakissoba, e comidas brasileiras.
Participe!
O evento tem entrada gratuita, mas desde a primeira edição mantém o caráter solidário, por isso, os organizadores solicitam ao público a doação de 1 quilo de alimento não perecível para colaborar com a manutenção do trabalho das entidades assistenciais.
Segundo Uehara, em 2018 foram arrecadadas 18 toneladas de alimentos, que foram doados para 12 entidades assistenciais, tanto da comunidade nipo-brasileira quanto do entorno da Associação Okinawa de Vila Carrão. “Este ano, esperamos arrecadar um número ainda maior de alimentos, que também serão doados para as principais entidades beneficentes nikkei e para as associações da região, só não temos ainda todos os nomes confirmados”, explica.
Prestigie essa grande festa da cultura e das tradições okinawanas! Traga o seu alimento para doação e aproveite a festa. “Gostaria de convidar a todos para visitarem o Okinawa Festival e conhecerem de perto nossa cultura, música e gastronomia. Venham celebrar conosco!”, convida Uehara.
Para mais informações e detalhes da programação na página oficial da entidade no facebook.com/associacaookinawa.
Informações
17º Okinawa Festival
Data: 03 e 04 de agosto de 2019
03.08.19 – 11h às 21h
04.08.19 – 11h às 20h
Local: CEE Vicente Ítalo Feola (praça Haroldo Daltro, s/nº – Vila Manchester)