33º Brasileirão

0
1212

Entre os dias 19 e 21 de julho, acontecerá o maior evento de karaokê da colônia japonesa no Brasil. Trata-se da 33a. Edição do Concurso Brasileiro da Canção Japonesa promovida pela ABRAC Associação Brasileira da Canção, que este ano será realizado em Curitiba.

O evento reunirá cerca de 700 cantores de todo o Brasil que passaram pela seleção em suas respectivas regiões, divididos em várias categorias por faixa etária, desde crianças a partir 4 anos até idosos de mais de 80 anos.

Os candidatos são submetidos às seguintes fases:

– Seletiva Regional: os cantores disputam entre os seus concorrentes da própria região. Somente os melhores de cada região classificam-se para o grande evento.

– Yosen: Já nos dias do Concurso, os selecionados têm cerca de 2,5 minutos para mostrar o seu talento e convencer os jurados que estão aptos para a próxima fase.
Cerca de 20 a 30% dos cantores de cada categoria são selecionados para o Kesho.

– Kesho: É a fase classificatória na qual os selecionados cantam uma nova música. Em média, os dez primeiros colocados recebem premiação.

– Grand Prix: É o prêmio mais cobiçado. Os campeões de todas as categorias, exceto os das crianças, se reúnem no palco, cantam as músicas que os sagraram campeões, e aguardam, ali mesmo, alguns minutos (que parecem uma eternidade) a decisão dos juízes para a escolha do campeão dos campeões.

Nestes 33 anos de Concurso, merecem destaque três grandes cantores: Renato Chibana, Cintia Nishimura e Fábia Tanabe Miasake. Coincidentemente, esta última é minha esposa e co-autora deste artigo (Uhuuu! Rss!!). Os três são Tri-Campeões brasileiros do Grand Prix.

Outro grande prêmio é o do Júri Popular, na qual os representantes regionais escolhem o melhor do Grand Prix.
Nesta premiação, o grande destaque é Alexandre Hayafuji que detém o maior número de títulos.

Além dos individuais, existe o prêmio para a Regional que obteve a maior pontuação no somatório de seus cantores. Trata-se do cobiçado Dantaissen. As equipes que mais conquistaram este prêmio foram Minami São Paulo, Norte do Paraná, Higashi São Paulo e mais recentemente Centro-Oeste São Paulo.

Mas, apesar de ser uma disputada competição, o Concurso Brasileiro da Canção Japonesa é, acima de tudo, uma grande confraternização. Graças a ele, tanto a Fábia como eu, Norton Miasake fizemos grandes amizades que perduram até hoje. De Manaus a Porto Alegre onde quer vamos, sempre há grandes amigos que nos recebem com imenso carinho. Ainda podemos afirmar que nosso relacionamento se deu graças ao Brasileirão, como é carinhosamente chamado por todos. E assim como nós, muitos casais se formaram no decorrer destes 33 eventos.

É importante mencionar que grandes equipes de voluntários são mobilizadas para atender às demandas que o rigoroso concurso exige, e trabalham para garantir que tudo funcione na mais perfeita harmonia.

No próximo mês, informaremos os vencedores deste ano e traremos todos os detalhes do mais esperado evento de karaokê.

Desejamos a todos os participantes do 33º. Concurso Brasileiro da Canção Japonesa uma boa sorte.