Nesses dias de inverno, uma tigela com caldo fumegante e saboroso é sempre bem-vinda. Pensando nisso, a Mundo Ok montou um guia com dicas das principais casas de São Paulo que servem pratos típicos japoneses ideais para os dias frios. Confira!
Texto Tamires Alês / Fotos Divulgação
Durante o inverno sempre buscamos por pratos bem quentinhos que esquentam o corpo e aquecem a alma. Dentro da gastronomia japonesa, mais conhecida em terras brasileiras por suas receitas frias, também é possível encontrar deliciosas opções com caldos fumegantes. O lámen, com o macarrão mergulhado em um caldo aromático, tem se popularizado por aqui e é uma ótima opção para os dias frios.
Além do lámen, que já conquistou o paladar do paulistano, na culinária japonesa há outras massas que também combinam e, muito, com os dias mais gelados. Entre elas o udon – que tem fios mais grossos, consistência firme e sabor suave, e o sobá – feito com trigo sarraceno e muito popular na província de Okinawa, ao sul do Japão.
Para ajudar a encontrar essas delícias por São Paulo, a revista Mundo Ok preparou um roteiro com algumas das principais casas da cidade especializadas nessas massas. Confira nas páginas a seguir!
Guia de Inverno
Conheça lugares em São Paulo em que é possível se esquentar com uma fumegante tigela de macarrão japonês
Jojo Ramen
A casa completou três anos de existência e segue registrando, desde a sua inauguração, filas enormes em sua porta, especialmente, nos dias mais frios. O macarrão é produzido no próprio restaurante e os caldos levam 20 horas para ficar prontos. No cardápio é possível encontrar opções de lámen com caldo a base de shoyu, de sal, de missô, e o tsukemen, servido com o futomen, um macarrão mais grosso, à parte para ser molhado em um caldo mais encorpado, porção por porção.
Rua Dr. Rafael de Barros, 262 – Paraíso
Tel.: 11. 3262-1654
HF: Segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h30, e das 18h às 22h. Sábados, das 12h às 15h, e das 18h às 22h.
facebook.com/ramenjojo
instagram.com/jojo_ramen
jojoramen.com.br
Lamén Kazu
Com 10 anos de existência no bairro da Liberdade e em um novo espaço, na mesma rua Thomaz Gonzaga, com mais mesas e conforto para seus clientes, o Lámen Kazu é especializado em lámen, principalmente, nos caldos de missô – pasta de soja. Mas, também há opções com o caldo de shoyu e sal. Franqueado de uma casa de lámen do Japão, o Kazu trabalha somente com produtos importados, para trazer aos clientes o sabor do lámen original japonês. Ao todo, serve mais de 20 variações da iguaria. Entre elas, duas opções vegetarianas. O restaurante também conta com uma unidade no Paraíso (alameda Santos, 53 – tel.: 11. 3251-1836).
Rua Thomaz Gonzaga, 87
Tel.: 11. 3277-4286
HF: Segunda-feira a sábado, das 11h às 15h30 e das 17h30 às 22h30. Domingos e feriados, das 11h às 15h30 e das 17h30 às 21h.
facebook.com/LamenKazu/
Momo Lamen
Localizado no coração do bairro da Liberdade, o Momo Lamen é especializado em dois pratos típicos japoneses para se deliciar no inverno, oferecendo aos clientes 13 opções de lámen e 4 tipos de udon. Os macarrões são de fabricação própria e os caldos são preparados diariamente. Destaque para as receitas especais da casa: aka misso (pasta de soja vermelho picante, moyashi, carne suína moída, ovo cozido, menma, cebolinha, nori e 4 fatias de carne suína cozida); tsukemen (macarrão com molho especial do chef servido à parte); e vegetariano (aguê, shimeji, legumes e menma).
Rua dos Estudantes, 34 – Liberdade
Tel.: 11. 3207-5626
HF: Segunda a quinta-feira, das 11h às 15h e das 18h às 21h. Sexta-feira, das 11h às 15h, e das 18h às 22h, sábados, das 11h às 22h, e domingos, das 11h às 21h.
facebook.com/momolamen/
instagram.com/momolamen
Obatyan Lamen House
Para os moradores da zona leste da capital paulista que desejam saborear um delicioso lámen, o Obatyan Lamen House é uma ótima opção. Inaugurado em 2014, a casa tem em seu cardápio seis opções de lámen. A especialidade da casa é o Batyan, de missô ou shoyu, com macarrão, carne bovina, legumes, verduras e ovo. Também há duas opções apimentadas: o Tantamen (macarrão, ovo, carne suína moída, moyashi e cebolinha), e o Kimuti (macarrão, ovo, carne bovina, legumes e verduras). Uma vegetariana e a outra com macarrão de batata doce.
Rua Cantagalo, 574 – Tatuapé
Tel.: 11. 94798-5300
HF: Quinta-feira a sábado, das 12h às 14h. De quinta-feira, das 19h às 22h, e sexta-feira e sábado, das 19h às 22h30.
facebook.com/obatyanlamenhouse
Instagram.com/obatyanlamenhouse
Porque Sim – Karaokê Box e Lamen House
A casa, localizada no bairro da Liberdade há mais de 20 anos, une restaurante e karaokê em um mesmo endereço. Com 50 lugares, o restaurante oferece uma grande variedade de pratos típicos japoneses para todos os gostos. O carro chefe são os lámens, em 4 sabores: missô, shoyu, sal e tonkotsu.
Rua Tomaz Gonzaga, 75
Tel.: 11. 3277-1557
HF: Todos os dias das 11h às 15h e das 18h às 22h30. Domingos e feriados no jantar, das 18h às 22h. A casa fecha as quartas-feiras e no primeiro domingo de cada mês. O horário de fechamento da casa também pode variar, ocasionalmente, de acordo com a fila de espera.
http://www.karaokeboxporquesim.com.br/
Tan Tan Noodle Bar
No final de 2018, a casa comandada pelo badalado chef Thiago Bañares e que coleciona filas em sua porta, passou por uma reforma e expansão, ampliando a quantidade de lugares e oferecendo mais conforto aos clientes. Em seu menu opções diversas de lámen, como o Shoyu (macarrão mergulhado em caldo base de frango caipira, acompanhado por shoyu, lombo, ovo, cebolinha, alga nori e naruto), o Yakimen (macarrão de ramen com moyashi, tyashu e acelga chinesa), e o tantan tsukemen, com caldo servido à parte.
Rua Fradique Coutinho, 153 – Pinheiros
Tel.: 11. 2373-3587
HF: Terça-feira a domingo, das 18h às 23h30. Segundas-feiras fechado.
facebook.com/tantannoodle/
instagram.com/tantannb/
Restaurante Oishiisa
Com um ambiente simples, a casa, que só funciona no horário do serve comida japonesa caseira. Aos sábados, a proprietária Meire Tchitose Sanabe, apresenta as receitas típicas de seus ancestrais okinawanos, como o goyá champuru (refogado com goya, ovo e tofu) e ashitebichi (cozido com pé de porco, alga kombu e vegetais). Além do tradicional okinawa sobá, com massa feita na casa, lombo de porco, gengibre ralado e um generoso caldo de porco e frango, servido também as sextas-feiras.
Rua Bom Pastor, 2302 – Ipiranga
Tel.: 11. 2157-7659
HF: Segunda a Sábado das 11:30 as 15:00. E sábados, das 18h30 às 22h.
facebook.com/oishiisa/
instagram.com/oishiisa
Sobaria Cozinha Sul Matogrossense
O restaurante, localizado na Vila Mariana, traz em seu cardápio receitas típicas do Mato Grosso do Sul, mais especificamente, de Campo Grande. Entre elas o sobá, herança dos imigrantes oriundos de Okinawa, que hoje é considerado prato típico da cidade. Na Sobaria, o sobá é composto pelo caldo, à base de carne e temperos como shoyu e missô, o macarrão, coberto por omelete em fatias, cebolinha e uma proteína a escolha, que varia entre lombo suíno, frango, filé mignon, shimeji, camarão, pintado, entre outros. Também há uma opção vegetariana, em que o caldo é feito à parte, sem carne, com base de gengibre e shoyu.
Rua Áurea, 343 – Vila Mariana
Tel.: 11. 5084-8014
HF: Domingo a quinta-feira, das 11h às 23h30, e sexta-feira e sábado, das 11h às 00h.
facebook.com/sobariams/
instagram.com/sobaria
Meu Udon
Primeira empresa no Brasil especializada em udon no estilo Sanuki, o Meu Udon agora funciona, aos finais de semana, em um novo endereço, no bairro da Vila Clementino. No comando da casa está o único udon master do Brasil, Yoshio Mizumoto. Por lá, é possível experimentar algumas variedades de udon, com a massa sempre fresquinha, como o kake udon, curry, niku, kitsune, bukkake, e até carbonara.
Rua Doutor Bacelar, 1189 – Vila Clementino
Tel.: 11. 3230-6666
HF: Sábados e domingos, das 11h30 às 14h30
facebook.com/meuudon/
instagram.com/meuudon