Texto e fotos: Divulgação
Com uma voz única, a cantora e compositora Izadora Kataoka se apresentará em Roppongi Claps, em Tokyo (Japão) no dia 27 de setembro, as 18:30 horas. Será seu primeiro show solo intitulado “Birthday Oneman Live” e coincide com a data de seu aniversário. “Esse dia vai ser muito especial com dupla comemoração e eu preparei com muito carinho para que todos se divirtam ” disse Izadora muito animada com o show. Segundo ela, os convidados terão muitas surpresas. Os interessados em adquirir os convites podem entrar em contato no e-mail dorinhakataoka@hotmail.com ou no valterksaito@hotmail.com
Izadora será acompanhada por uma Banda formada por Keisaku Takahashi no piano, Daniel Baeder na bateria, Cherry Sakurai no baixo e Yoshihiro Hosoda na guitarra. Ela interpreta músicas japonesas, brasileiras, internacionais, autorais e covers. O Show terá a participação especial do cantor Valter Koiti Saito, campeão do NHK Nodojiman de 2011, um concurso de música transmitido pela televisão estatal de grande audiência no Japão.
Entre as músicas autorais teremos “With You”, “Yume Motomete” e “Sister”. “Izadora tem muito talento, uma linda voz, e canta com muita vibração, cor e força, sentimento e amor”disse o pianista Keisaku, um grande admirador de Izadora e integrante da Banda. Ele vai acompanhá-la nessa Live, que irá mostrar um pouco da trajetória musical de Izadora. O casal Regina e Yoshiki Iijima,ex-proprietários da Casa de Show Corcovado, também são fãs de Izadora e Valter. “Eles têm uma voz e presença de palco incríveis, adoro ouvi-los cantar”, disse Regina.
Incentivada por familiares, amigos e pelo professor e cantor Renato Chibana, Izadora, com 7 anos de idade, começou sua carreira artística nos Festivais de Música realizados pela comunidade nikkey no Brasil e nos concursos musicais organizados a nível estadual e nacional. Já venceu dois concursos aqui no Japão. “Mesar Vocal Haus” e “Uta Matsuri 2018”. Atualmente, ela possui uma legião de fãs que a acompanham nos shows realizados em várias localidades em Tokyo, como em Shinjuku, Saitama, Shibuya, Kouenji, Ikejiri, Naka Meguro Yakuya, Roppongi, entre outros.
No Brasil cantou musicas infantis, enka (estilo musical tradicional japonês), mas canta pop, romântico, bossa nova, rock e vários estilos de música. Izadora Kataoka se apaixonou pela música muito criança. Subiu no palco pela primeira vez no Nipo Campinas. E nunca mais parou. De lá para cá foi passando pelos vários estilos musicais. Passou a ter aulas de língua japonesa, piano, teoria musical, técnica vocal e dança. Com fluência na língua japonesa, Izadora interagiu bem com a platéia japonesa e também no dia a dia com a comunidade japonesa, chegando a fazer “arubaito”( serviço temporário) em restaurante e numa escola japonesa em Shinjuku, Tokyo.
Durante toda sua carreira, Izadora colecionou prêmios e troféus, Em 2012, ela recebeu o Título “Sayushukashosho”no Concurso Brasileiro da Canção Japonesa, que a credenciou musicalmente, recebendo o convite para participar , juntamente com amigos cantores, no show “Dream Concert – Saijo Hideki”, em 2012 em São Paulo (Brasil).”Foi mágico e memorável estar ao lado desse ídolo da música japonesa, mas que infelizmente nos deixou muito cedo”, disse Izadora.
Vários momentos especiais marcam a rica história da cantora aqui no Japão. Em novembro do ano passado, cantou no Hospital “Shininyurigaoka General Hospital” em Tokyo para pacientes, médicos e diretores do Hospital. No próximo dia 6 de novembro repete o show voluntário com uma apresentação musical dentro do Hospital. Já no próximo dia 22 de setembro, ao lado de 18 grupos musicais, Izadora, representando o Brasil, canta na Igreja Católica em Yotsuya (Yokyo) no “Marian Concert” com o tema “Here is Your Mother” em homenagem a Mãe Maria, num concerto internacional para fiéis de várias nacionalidades que vivem aqui no Japão. E no dia 28 de outubro, Izadora novamente estará no palco da Roppongi Claps -Tokyo, numa Live muito especial e original.
Intérprete da música japonesa desde os 6 anos de idade, Valter Koiti Sato começou a cantar em concursos “Shoka” da Música Infantil da Colônia Japonesa no Brasil. Em 1990, ele foi para o Japão trabalhar e nas horas vagas, dedicava-se à música cantando em vários concursos de karaokê, casas de amigos, restaurantes, bares e festas comemorativas. Em 1995 sagrou-se campeão em Saitama. Mas foi em 2011, para a alegria da torcida paranaense, o londrinense Valter Koiti Saito venceu o maior concurso de calouros do Japão, o NHK Nodojiman Champion Taikai, veiculado pela rede estatal japonesa. Valter venceu com garra, derrotando grandes intérpretes da música japonesa. Ele era o único estrangeiro e brasileiro do concurso e sagrou-se campeão interpretando a música “Hana No Toki Ai No Toki”