importância da busca do Google para o marketing digital

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Dados apontam que 81% das pessoas pesquisam na internet antes de comprar. Mas o que elas estão encontrando ao fazer a busca no Google, o seu negócio ou do concorrente?

Texto: Cibele Hasegawa

Foto: Agência Bloomin

A conectividade e a tecnologia vêm mudando o comportamento do consumidor e a jornada de compra dele. Um estudo realizado pela GE Capital Retail Bank afirma que 81% das pessoas pesquisam na internet antes de realizar uma grande compra. Portanto, você, caro leitor, provavelmente já deve ter procurado uma miríade de informações sobre um produto ou serviço no Google antes de visitar um local ou fechar um negócio.

Na era da digital, companhias que estão na web possuem muito mais chances de prosperar do que os avessos ao mundo tecnológico. E a razão para isso é bem simples, quanto mais visibilidade na rede, maior o alcance de vendas. Michel Yonamine, sócio e diretor da Agência Bloomin, explica que é preciso estar atento a uma série elementos para realmente ficar visível para os consumidores. Isso porque não basta ter um site se ele não estiver adequado às plataformas atuais e aos novos tempos.

Um dos caminhos para se destacar na atualidade é apostar no Search Engine Optimization, também conhecido como SEO. “O SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que visam otimizar uma página. Esse trabalho tem como finalidade alcançar bons rankings orgânicos no Google”, explica Yonamine. Ou seja, contar com esse trabalho faz com que o seu site apareça nas primeiras páginas do buscador (sem precisar pagar) quando a pessoa procurar por um produto ou serviço que a sua empresa oferece. Consequentemente, isso gera mais notoriedade, autoridade e acessos a sua companhia.

Todo esse cenário mostra não só a necessidade de deixar sua marca na internet, como também a importância de uma estratégia de mercado online. Isso vale para empresas de todos os portes e segmentos, inclusive pequenos comércios ou lojas de bairro. O conjunto de estratégias e técnicas de SEO pode atuar de forma regionalizada para que as pessoas próximas do local possam conhecer o estabelecimento e frequentá-lo. “Afinal, independentemente do tamanho da sua empresa, sem uma presença otimizada na web, você não tem posicionamento no Google”, pontua o sócio e diretor da Agência Bloomin, que é especializada em marketing digital e oferece soluções completas e criativas na área.

Outra dica importante para se manter competitivo no mercado é o marketing de conteúdo. Nesse quesito, o trabalho é prover informações que possam interessar ao seu público-alvo para ajudar a estar nas primeiras páginas do Google. Isso possibilita ainda o aumento de acessos, retornos ao site e a divulgação espontânea por meio do compartilhamento de links de textos ou imagens. E se você acha que tudo isso fica apenas na rede, está muito enganado. “O marketing de conteúdo tem também um viés comercial. Ou seja, conquistar novos clientes e gerar vendas”, esclarece Michel Yonamine, sócio e diretor da Agência Bloomin.

 

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