No último dia 23 de Outubro, a escritora Eliane Machado lançou em um evento na Japan House em São Paulo o livro “Um Olhar na História – 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil”.
A obra – publicada pela Editora Loyola – destaca em 196 páginas de um belo livro de arte, com expressiva iconografia, a saga dos imigrantes em território brasileiro.
De acordo com a autora, “cada capítulo é fruto de criteriosa pesquisa, bem como da sua convivência com a colônia em quase três décadas, ressaltando a importância da linguagem universal, própria das expressões artísticas e culturais, como também da culinária e
dos valores da cultura japonesa que favoreceram a interlocução entre brasileiros e nikkey, diminuindo distâncias e permitindo um amplo intercâmbio cultural entre as duas nações”, explica Eliane.
O projeto do Instituto Nak do Brasil foi realizado pela lei de incentivo fiscal, do governo federal e tem as empresas Hitachi, Vantara e a Honda como investidoras, pois as referidas empresas atuam em pleno apoio às políticas de universalização do acesso aos bens culturais, defendendo a prática da responsabilidade social corporativa.
Sobre Eliane Machado:
Eliane Machado atuou por mais de quatro décadas da gestão pública estadual, implementando políticas públicas para favorecer o pleno exercício da cidadania e contribuir para o equilíbrio social, adotando, inclusive princípios da economia criativa que permite a criação de postos de trabalho e geração de renda, melhorando os baixos índices de desenvolvimento humano.
Desde 2013, atua como presidente da MONAC – Centro de Negócios da Economia Criativa – empresa apta a desenvolver todas as etapas de projetos multidisciplinares, desde o diagnóstico à concepção conceitual, passando pelas etapas de pré-produção, produção e pós-produção, com gestão administrativa e executiva até a conclusão do processo, com atuação em todo o território nacional.
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.