UM PATRIMÔNIO MUNDIAL RECONHECIDO PELA UNESCO DESTRUÍDO PELO FOGO
No dia 30 de outubro às 17h (05h da manhã no Japão), recebi muitas mensagens e vídeos de amigos, mostrando o Castelo de Shuri em chamas… Fiquei sem chão. Acredito que foi um choque para os uchinanchus do mundo inteiro, pois estávamos comemorando o Dia Mundial do Uchinanchu, celebrando a cultura, a música e as danças em diversos eventos ao redor do mundo.
O Shuri-jo é um dos mais significativos símbolos da cultura de Ryukyu. Com mais de 600 anos de história, o palácio foi residência e sede administrativa da realeza durante a época do Reino de Ryukyu, até Ryukyu se tornar uma província japonesa em 1879.
Em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial – na Batalha de Okinawa, o exército japonês definiu a sua sede no castelo e por isso, foi completamente destruído pelo exército americano-. Em 1992 iniciou-se a reconstrução do castelo, baseado em registros históricos, fotografias e memórias e as reformas foram recém terminadas, pouco menos de 1 ano.
Além de ser um dos pontos turísticos mais visitados em Okinawa, o Shuri-jo carrega consigo histórias significativas. Devido a sua posição estratégica, próximo ao Japão, China, Coreia do Sul e Indonésia, Ryukyu estava em um local privilegiado em relação ao comércio entre esses países. A arquitetura do castelo recebeu influências diretas da China, com suas cores em vermelho e dourado, bem diferente da arquitetura tradicional japonesa. O castelo também era utilizado para receber visitas especiais da côrte chinesa, e contava muitas vezes, com apresentações de Ryukyu Koten e Kumi Odori, artes clássicas usadas para ocasiões especiais.
Para mim, o Shuri-jo é um lugar muito especial, é um dos meus lugares favoritos. Foi praticamente o meu quintal durante 1 ano, pois eu estudava bem ao lado do castelo e de onde eu morava, dava para vê-lo todos os dias, bem iluminado. Um lugar por onde andei quase que diariamente, seja na companhia de amigos ou até mesmo sozinha. Costumava ir para refletir e assistir às apresentações de Ryukyu Buyo.
Apesar da grande tristeza, acredito que o povo de Okinawa, assim como aqueles que admiram a sua cultura, conseguirão reerguer este patrimônio. Neste momento, a filosofia okinawana chamada de “Yui Maaru” é essencial. “Yui Maaru” é como um círculo de pessoas que se ajudam mutuamente. É um espírito de cooperação que está enraizado no povo e na cultura de Okinawa. E por isso, pessoas do mundo inteiro já estão se mobilizando para ajudar financeiramente a reconstruir o Castelo de Shuri.
O que alivia esse sentimento de tristeza é que já é possível colaborar de alguma forma. A Associação Okinawa Kenjin do Brasil, assim como as associações de diversas partes do mundo, estão se mobilizando para auxiliar nos custos da reconstrução do castelo. Se você deseja de alguma forma contribuir com doações de qualquer valor, poderá fazer o depósito nesta conta:
Banco do Brasil
Agência: 1196-7
C/C:46457-0
Associação Okinawa Kenjin do Brasil
Os comprovantes deverão ser enviados para os e-mails: cy-higa@uol.com.br e aokbsuemi@gmail.com
Para maiores informações: (11)3106-8823
Também é possível fazer as doações diretamente para o Governo de Okinawa, através do site https://www.furusato-tax.jp/donationtojapan/en/form/input/47201 (em inglês).
七転び転でひやみかち起り
わしたくぬ沖縄世界に知らさ
Se cairmos sete vezes, nos levantamos 8 vezes, com muito mais coragem
Nós somos okinawanos e queremos mostrar isso para o mundo.
(Parte da letra da música Hiyamikachi Bushi. Tradução livre)