A rede de notícias NHK tem divulgado diversas informações sobre como os estrangeiros no Japão podem obter informações sobre o novo Coronavírus COVID-19. Em algumas províncias nas quais se tem confirmada infecções de indivíduos, governos locais oferecem orientações para pessoas que estão em visita ou que residem no Japão.

Abaixo, você confere as províncias que já possuem o serviço:

Okinawa:
O governo da província de Okinawa tem uma linha telefônica pela qual oferece informações sobre instituições médicas que atendem em idiomas estrangeiros. O serviço é oferecido nas 24 horas do dia e disponível em inglês, mandarim, cantonês, coreano, português, espanhol, vietnamita e tailandês e conta com ajuda de profissionais médicos. O número é 0570-050-235.

Hokkaido:
O governo da província de Hokkaido oferece informações por telefone em inglês, chinês, vietnamita, tagalo e outras seis línguas. O serviço está disponível através do Centro de Apoio a Residentes Estrangeiros de Hokkaido, nos dias úteis, das 9h00 às 16h00. O número é 011-200-9595.

Gunma:
Na província de Gunma, o Centro de Informações para Estrangeiros One-Stop presta orientação em cinco idiomas, das 9h00 às 17h00. De segunda a sexta-feira, o atendimento é em inglês e vietnamita; de segunda a quarta, em português; na segunda, terça, quinta e sexta-feira, em chinês e espanhol. Orientação em inglês e português está disponível das 10h00 às 16h00 nos fins de semana até o fim de março. O telefone é 027-289-8275.

Yamanashi:
Na província de Yamanashi, o Centro de Orientação para Estrangeiros de Yamanashi atende em dez idiomas — inglês, chinês, português, coreano, espanhol, indonésio, nepalês, vietnamita, tailandês e tagalo — das 9h00 às 16h00, de terça a sábado. O telefone é 055-222-3390.

Saitama:
Na província de Saitama, o Centro de Informações e Suporte de Saitama oferece orientação por telefone em dez idiomas, incluindo inglês, chinês, espanhol, português e tagalo. O serviço está disponível nos dias úteis, das 9h00 às 16h00. O número é 048-833-3296.

Tóquio:
O governo metropolitano de Tóquio tem uma linha direta em inglês, chinês, coreano, espanhol e tailandês, e também pode encaminhar interessados para centros de saúde pública. O serviço está ao encargo do Centro de Informações Médicas e de Saúde do Governo Metropolitano de Tóquio Himawari das 9h00 às 20h00 diariamente, inclusive em fins de semana e feriados. O número é 03-5285-8181.

Aichi:
O governo da província de Aichi proporciona suporte através do seu Call Center Multilíngue. Ele pode ser acessado por smartphone. Para isso, visite primeiramente o Aichi Now, o site oficial de turismo do governo provincial, onde há um link para a página do call center. Uma chamada pode ser feita ao pressionar o botão existente na página. O serviço está disponível nas 24 horas do dia em inglês, chinês, coreano, português e espanhol. Em tailandês, as chamadas podem ser feitas das 9h00 às 18h00. O atendimento em vietnamita, tagalo e francês é oferecido das 10h00 às 19h00.

Mie:
O governo da província de Mie oferece orientação por telefone em dez idiomas, incluindo inglês, português, espanhol, tagalo e chinês. O serviço encontra-se disponível através do Centro de Consultas para Residentes Estrangeiros de Mie, nos dias úteis, das 9h00 às 17h00. O número é 080-3300-8077.

Ishikawa:
Na província de Ishikawa, a Fundação Ishikawa de Intercâmbio Internacional oferece orientação por telefone em cinco idiomas: inglês, chinês, coreano, português e russo. O serviço funciona nos dias úteis, das 9h15 às 17h15. O número é 076-222-5950.

Nagano:
Na província de Nagano, o Call Center Multilíngue de Nagano presta orientação por linha disque grátis nas 24 horas do dia, todos os dias do ano. O serviço está disponível em 17 idiomas, incluindo inglês, chinês, coreano, espanhol e português. O número é 0120-691-792.

Gifu:
Na província de Gifu, o Centro Provincial de Gifu de Orientação para Residentes Estrangeiros recebe consultas em 14 idiomas, incluindo inglês, chinês, português e espanhol, das 9h30 às 16h30 nos dias úteis. O telefone é 058-263-8066.

Shiga:
Na província de Shiga, o Centro de Informações para Residentes Estrangeiros de Shiga recebe consultas em 12 idiomas, incluindo inglês, chinês, português, tagalo e espanhol, das 10h00 às 17h00 nos dias úteis. O telefone é 077-523-5646.

Osaka:
O governo da província de Osaka oferece orientação por telefone para estrangeiros em inglês, chinês, português, espanhol, tagalo e outros cinco idiomas. Já a Fundação de Intercâmbio Internacional de Osaka presta informações nos dias úteis e no segundo e no quarto domingo do mês. O número é 06-6941-2297.

A Fundação Casa Internacional de Osaka também presta orientação por telefone em inglês, chinês, coreano, vietnamita e tagalo. O número é 06-6773-6533.

Além disso, o Birô de Convenções e Turismo de Osaka oferece informações exclusivamente em chinês, através de dois telefones, 080-1460-7627 e 080-1463-3489.

Kyoto:
O governo da província de Kyoto oferece orientação por telefone em inglês, chinês, coreano, vietnamita, tailandês, português e espanhol. O serviço está disponível através do Centro Internacional da Província de Kyoto diariamente, com exceção da segunda e da quarta terças-feiras do mês e de feriados. O número é 075-343-9666.

Wakayama:
O governo da província de Wakayama presta informações em inglês, chinês e tagalo através do Centro de Intercâmbio Internacional de Wakayama — no idioma tagalo, das 10h00 às 16h00, às segundas-feiras, quintas-feiras e sábados; em inglês e chinês, das 10h00 às 17h00 diariamente, com exceção das quartas-feiras. O número é 073-435-5240.

Hyogo:
Na província de Hyogo, o Serviço de Aconselhamento e Informação da Associação Internacional de Hyogo oferece orientação das 9h00 às 17h00 nos dias úteis. Os serviços estão disponíveis em quatro idiomas: inglês, chinês, espanhol e português. O número de telefone é 078-382-2052.

Hiroshima:
Na província de Hiroshima, o Centro Internacional de Hiroshima presta informações também em dez idiomas: inglês, chinês, vietnamita, coreano, tagalo, português, indonésio, tailandês, espanhol e nepalês. O atendimento é das 8h30 às 19h00s nos dias úteis e das 9h30 às 18h00 aos sábados. A ligação é grátis pelo número 0120-783-806.

Yamaguchi:
Na província de Yamaguchi, o Centro de Orientação para Estrangeiros oferece serviços em quatro idiomas. Serviços em inglês e vietnamita estão disponíveis das 10h00 às 16h00 nas quartas e sextas-feiras. Orientação em chinês e tagalo é oferecida das 10h00 às 16h00 nas terças e quintas-feiras. O telefone é 083-995-2100.

Orientação por telefone também está disponível para estrangeiros na província de Yamaguchi e na região de Kyushu. O serviço é oferecido nas 24 horas do dia, 365 dias por ano, em 17 línguas, como inglês, chinês, português, alemão e espanhol. O número é 092-687-6639.

Fukuoka:
O governo da província de Fukuoka tem uma linha direta, disponível nas 24 horas do dia, 365 dias por ano. O call center do Serviço Multilíngue de Informações Médicas pode ser contatado em 17 línguas que incluem inglês, chinês, português, francês, espanhol e italiano. O número é 092-286-9595.

Kumamoto:
Na província de Kumamoto, o Centro Provincial de Assistência a Residentes Estrangeiros oferece orientação por telefone em 18 idiomas, incluindo inglês, chinês, português e espanhol. Funciona em dias úteis, das 8h30 às 17h15, e o número é 080-4275-4489.

Oita:
A província de Oita oferece serviços 24h em 18 idiomas que incluem inglês, chinês, português, tagalo e espanhol. Se você ligar para um centro de saúde pública na província, poderá se consultar com ajuda de um intérprete de um call center do setor privado.

Miyazaki:
Na província de Miyazaki, o Centro de Suporte a Residentes Estrangeiros atende em 18 idiomas: inglês, chinês, coreano, tailandês, vietnamita, indonésio, malaio, tagalo, nepalês, português, espanhol, francês, russo, alemão, italiano, birmanês, mongol e khmer. O horário é das 10h00 às 19h00, de terça-feira a sábado. O telefone é 0985-41-5901.

Lembre-se: se você estiver no Japão, guarde estes contatos com você. Caso você conheça tenha algum familiar, amigo ou conhecido que está por lá, compartilhe com ele estas informações.

Se você está no Brasil:
O Ministério da Saúde lançou um app para ajudar a população a entender mais sobre o Coronavírus. O aplicativo chamado “Coronavírus – SUS” é gratuito e pode ser baixado em smartphones com sistema operacional  Android e em iPhone.

O software apresenta notícias em tempo real e dicas para se prevenir do Covid-19. Além disso, o app também apresenta um mapa, com base em sua localização, que identifica os postos de saúde públicos mais próximos.

No entanto, a principal função do aplicativo é a análise da condição de saúde do usuário. Caso esteja se sentindo mal e com possíveis sintomas do vírus, o indivíduo pode responder questões no aplicativo que avaliam o risco de infecção. Ao tocar no botão “Está se sentindo mal?”, o possível paciente tem que selecionar os sintomas que apresenta no momento, para qual país viajou e se teve contato próximo com algum caso suspeito ou confirmado de coronavírus nos últimos 14 dias.

Informações via NHK World Japan
Informação Complementar via Exame

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.