O programa “Bate-Bola Debate” na ESPN Brasil acontece diariamente das 12:00 às 14:00 hs. É um dos programas mais agradáveis entre os mesa redondas que acontecem na tv brasileira. São 5 jornalistas jovens que entendem bem do assunto e discutem em alto nível e de forma divertida matérias esportivas, mas nada de baixarias e bate-bocas, tão comuns nesse tipo de programas.
Periodicamente aparecem outros jornalistas convidados ou mesmo da casa, que preenchem a laguna de um dos titulares. Pois acho que foi numa dessas ocasiões que estava sendo colocado um quadro onde os componentes do programa tinham que fazer avaliações sobre esportistas e apareceu o nome de Alex Rodrigues, um dos jogadores expoentes do beisebol profissional americano. Nesse momento aconteceu um comentário muito infeliz de uma jornalista ignorante das coisas do esporte. A pretensa jornalista, que atende pelo nome de Ivana Negrão, começou a debochar e começou perguntando aos seus companheiros do programa se o tal jogador era barrigudo, porque segundo ela, todos os jogadores de beisebol eram gordos. Naturalmente seus companheiros de programa ficaram surpresos com uma afirmação tão discriminatória e discordaram dela, quase não acreditando que ela tivesse feito afirmação tão idiota. Se a coisa terminasse por aí, tudo bem, um comentário infeliz e nada mais. Mas não contente com a primeira pisada na bola, Ivana Negrão fez questão de afirmar que não gostava de beisebol, até aí um direito seu. O problema é que terminou o comentário dizendo que uma coisa onde os competidores usam chapéu e mascam chiclete, para ela não podia ser considerado um esporte. Aí ela foi motivo de chacota por parte dos outros participantes, tal o grau de ignorância e infelicidade destas afirmações. Posteriormente, o titular no quadro de , jornalistas do programa, um Nikkei, defendeu enfaticamente o beisebol, enaltecendo a sua popularidade em vários países, principalmente nos EUA.
Nas redes sociais, vários amantes e praticantes deste esporte manifestaram sua revolta e indignação com os comentários dessa moça, que certamente deve ter chegado ao conhecimento não só dela como dos outros jornalistas do programa. Tanto que no programa de 07 de fevereiro a participação desta jornalista foi apagada e sempre que ela ia se manifestar, sua fala era atropelada por outros participantes do debate.
E vamos falar de beisebol e do seu congênere, o softbol. O beisebol é o mais tradicional esporte dos EUA e largamente praticado em vários países. Foi trazido ao Brasil pelos imigrantes japoneses e durante décadas foi o elo de união da comunidade Nikkei do país. É um esporte de difícil entendimento e sua prática requer treinamento prévio, diferentemente de vários esportes. Ou seja, ninguém nasce sabendo jogar beisebol e somente talento natural não forma um bom jogador, é preciso de muito treino e de muita dedicação. Dos esportes coletivos com bola, é o único onde os pontos são anotados unicamente pelos atletas e não pela bola. As regras são complexas e extensas, principalmente pelas inúmeras situações de jogo que podem acontecer. Mas é um esporte democrático, uma vez que as características físicas de uma pessoa não impedem que tenha sucesso. Baixinhos ligeiros, gordos fortes, todos podem fazer sucesso no beisebol. E tudo que foi falado do beisebol vale também para o softbol.
No episódio da infeliz apreciação do beisebol pela jornalista Ivana Negrão, o que mais chama atenção é a posição da direção da ESPN. Com tantos jovens jornalistas de talento e sensibilidade, a empresa coloca uma pessoa despreparada e preconceituosa em seu quadro de jornalistas. Como diria o filósofo “ na vida temos razões que a própria razão desconhece”!!