Vamos conhecer mais da música de Okinawa? Ryukyu Minyo

0
3241

Haitai, minnasan! Na edição passada, vocês puderam conhecer um pouco sobre o Ryukyu Koten Ongaku (Música Clássica de Ryukyu) e Kumi Odori (Teatro Clássico). Nesta edição falarei sobre o Ryukyu Minyo (Música Popular de Ryukyu).

 

O Ryukyu Minyo (música folclórica, popular), como o próprio nome já diz, é a música do povo. Muitas pessoas me perguntam qual é a diferença entre koten e minyo, e então, costumo dizer que o Ryukyu Koten seria o equivalente aos espetáculos do Teatro Nacional de São Paulo e o Ryukyu Minyo seria equivalente aos shows de buteco. Obviamente que com conceitos diferentes, mas de certa forma, semelhantes. A música popular fala sobre o cotidiano – lavoura, plantação, trabalho, agradecimento aos deuses pela colheita, sentimentos, amor, traição, dificuldades do dia a dia, admiração à paisagens e lugares, diversão, bebedeira, etc. São temas vividos no dia a dia.

 

Nas tradições de Ryukyu, poesia, música e dança estão totalmente interligados. As artes plásticas, como o bingata e bashofu também estão, pois são tecidos utilizados em diversas danças. Todos nós sabemos que Okinawa é a terra da música e da arte. E por isso, durante todo o ano há inúmeros festivais de músicas, desde as tradicionais até as mais modernas.

 

No  Brasil, temos duas escolas de Ryukyu Minyo, que são filiais das matrizes de Okinawa. São elas: Ryukyu Minyo Hozonkai Filial Brasil e Ryukyu Minyo Kyokai Filial Brasil, ambas com filiais espalhadas pela São Paulo e outras cidades do Brasil, como Curitiba, Londrina e Campo Grande.

 

E como estamos em época de isolamento social, vocês provavelmente estão lendo esta matéria através do celular ou computador. Pensando nisso, resolvi deixar aqui alguns links de músicas legais para vocês curtirem!

 

Keehituri Bushi e Timatu Bushi, interpretado por Chihiro Kamiya, numa pegada mais moderna:

 

Kunjan Sabakui, pelos alunos da Universidade Okinawa Kenritsu Geijutsu Daigaku:

 

Shima Jima Kaisha, por For Sisters

Takoyama, por Tomoko Uehara:

 

Beat It, Okinawa Michel Jackson Sanshin Cover, por Gibo Kazuya:

 

E vamos prestigiar também o trabalho dos artistas brasileiros!

Asadoya Yunta, por Ichi Hanno:

Banda Tontonmi:

 

Heroes Sanshin Band:

 

Ryukyu Minyo Hozonkai e Takaryu Hananokai

Ryukyu Minyo Kyokai e Shiroma Kazue Ryubu Dojo