Paladar: Leve e refrescante, licor traz sabores de ameixa japonesa

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Os sabores cítricos e doces da ameixa japonesa (umê) são à base do Pluw Dew, uma bebida licorosa exótica, leve e refrescante, tradicionalmente japonesa, que foi adaptada ao paladar dos ocidentais pela Suntory, uma das maiores empresas de bebidas do Japão, que marca sua chegada ao Brasil, trazendo esse novo licor e a sua linha de produtos Premium como licores, uísques e shochus (destilados).

Não muito popular em terras tupiniquins, o licor de ameixa, conhecido como umeshu no Japão, é produzido nos países orientais há mais de mil anos, onde a ameixeira é sinônimo de resistência e bom prenúncio.

Mesmo com modernas técnicas de produção, até o engarrafamento, o licor demora cerca de um ano para ser finalizado. O preparo tem início em junho, quando é feito a colheita das ameixas nas províncias de Wakayama e Nara, com processo de seleção feito manualmente. Em seguida, as ameixas são levadas até a fábrica da Suntory na província de Osaka, onde as frutas passam por um delicado processo de lavagem. Em, no máximo, dois dias começa o processo de infusão para extrair todo o sabor da ameixa japonesa em tanques gigantes. Após a retirada de bagaços, inicia-se o processo de maturação para harmonizar o sabor e reduzir o impacto do álcool. E só então, acontece o engarrafamento, que para o mercado brasileiro será feito na fábrica da Suntory no México.

Com 14% de teor alcoólico, a bebida pode ser consumida pura, com gelo, ou como base para diferentes tipos de coquetéis, como o martini. Segundo os representantes da empresa, o público alvo do licor são as mulheres, principalmente as jovens.

Para o presidente da Suntory-México, responsável pela operação brasileira, Fumio Sakurai, nos últimos anos, o mercado brasileiro está mostrando sinais de recuperação e força, por isso a empresa resolveu avançar no mercado tupiniquim.

O licor vai ser comercializado em garrafas de 500 ml, a partir de R$50. Aideia inicial prevê que a bebida seja vendida principalmente em restaurantes japoneses, onde a aceitação do produto tende a ser mais fácil. Em seguida, em supermercados, empórios gourmets e bares nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.  No Brasil, a Tradbras é a importadora exclusiva da marca Suntory.