Saúde: as dicas para chegar no verão com “tudo em cima”

0
628

Esperada por muitos e odiada por tantos outros, a estação mais quente do ano está chegando, e junto com ela as altas temperaturas, a preocupação em manter o corpo em forma, as férias, viagens, praia, mar…  e também a desidratação, intoxicação alimentar e outros incômodos. Por isso, para que você, caro leitor, aproveite o verão da melhor forma possível, a Mundo Ok conversou com a nutricionista e coordenadora da área de nutrição da Mundo Verde – maior rede de lojas de produtos naturais, orgânicos e bem estar da América Latina –, Flavia Morais, 33 anos, que nos ofereceu algumas dicas para te deixar mais bonito e saudável nessa estação. Confira!

 

Entrevista – nutricionista Flávia Morais

 

Mundo OK: Quais os principais cuidados que devemos ter para manter a saúde em dia no verão?

Flávia Morais: Procure se alimentar em pequenas quantidades várias vezes ao dia. É fundamental realizar de cinco a seis refeições, sem omitir nenhuma delas. O almoço e o jantar devem ser refeições leves e de fácil digestão. Consuma variedades de frutas, verduras e legumes. As saladas são excelentes opções para iniciar as refeições, além de fornecer vitaminas, minerais e fibras. Experimente enriquecer suas saladas com grãos integrais como trigo, cevada, quinua, amaranto e soja. Manter-se hidratado também é uma preocupação no verão.

MOK: E o que é necessário para se manter hidratado?

Flávia: A recomendação é uma média de 35 ml de líquido por Kg de peso ao dia. Assim uma pessoa que pesa60 kg deve ingerir ao dia 2,1L de líquido. Água de coco, sucos de frutas e água mineral são as melhores opções.

MOK: Qual a alimentação mais indicada para essa época do ano? O que comer e o que evitar?

Flávia: Saladas, frutas, cereais integrais, carnes magras e bastante líquido deve ser a base da alimentação nos dias mais quentes. Evite maionese e molhos prontos, pois são calóricos e tornam a digestão mais lenta. Utilize como temperos o azeite de oliva extra-virgem, o vinagre, o limão e ervas aromáticas como orégano, manjericão, alecrim, hortelã, entre outras. Evite também frituras e alimentos gordurosos, prefira as preparações cozidas, assadas, grelhadas ou refogadas, pois fornecem menor teor de gordura e consequentemente menos calorias.

 

MOK: O calor ajuda no aumento da intoxicação alimentar, principalmente em ambientes como a praia… Quais os alimentos ideais para se consumir durante as viagens de verão?

Flávia: Evite alimentos gordurosos e aqueles que estraguem facilmente, como molhos, maionese, peixes e outros. Assim evitará intoxicações e garantirá um verão mais tranquilo. Sempre que possível leve lanches de casa, como sanduíches naturais, barras de cereais, frutas secas (nozes, amêndoas, castanha do Brasil, banana passa e outras), cookies integrais e smothies de frutas.


MOK: Alguma dica especial para queimar as gordurinhas a mais?

Flávia: O chá verde e o branco por seus efeitos termogênicos podem ser consumidos gelados, com gotinhas de limão ou casca de laranja.

Outra dica: troque o prato grande por um de sobremesa. O cérebro associa prato cheio com saciedade e, desse modo, você comerá menos.

MOK: Quanto ao bronzeado… Existe algum alimento que ajude a mantê-lo?

Flávia: Os alimentos fontes de beta caroteno e licopeno melhoram o bronzeado e protegem a pele. Inclua no cardápio o tomate, a goiaba, manga, cenoura, abóbora e folhas verdes escuras.

MOK: E o que fazer ou consumir para prevenir ou diminuir os efeitos da celulite, que causam tanta preocupação, principalmente para as mulheres?

Flávia: O consumo de líquidos, principalmente a água, ajuda a eliminar as toxinas e tratar a celulite. Devemos ingerir ao menos2 litros de água ao dia. Sucos de frutas orgânicas, infusão de ervas e água de coco também podem ser alternativas interessantes. Aumentar o consumo de frutas e legumes com bastante água, também auxilia, já que eles ajudam na hidratação e desintoxicação do organismo: abacaxi, melancia, frutas cítricas, pepino e salsinha são boas opções. Prepare um suco com esses ingredientes!

Outra dica é incluir na dieta alimentos fontes de silício, mineral envolvido na produção de colágeno. A aveia e a água mineral são boas fontes do mineral. Use a aveia em flocos em saladas de frutas. E também alimentos como a uva escura, o azeite de oliva extravirgem e o cacau, que são fontes de antioxidantes que melhoram a circulação, diminuindo as celulites e melhorando assim a aparência e textura da pele. O cacau pode ser salpicado em frutas assadas, já o azeite de oliva pode ser usado em saladas ou ainda substituir a manteiga. Não fique sem omega 3. Encontrado nas sementes e óleo de linhaça e também no óleo de peixe ele tem papel importante na saúde e aparência da pele.

MOK: Em relação às atividades físicas… o que é melhor comer antes e depois da prática?

Flávia: O carboidrato é fundamental para a prática de atividade física, pois gera glicose que fornece energia ao organismo. O carboidrato deve ser consumido antes e após a atividade, pois contribui para que a recuperação muscular se torne mais rápida, preparando o músculo para atividades subsequentes. Barras de cereal, salada de frutas com aveia ou quinua, um sanduíche de pão integral, um suco de uva com polpa de açaí são boas opções para antes e após o treino.