CARROS: Marcas orientais surpreendem no Salão do Automóvel

0
866

A revista Mundo OK esteve no 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, no início de novembro,  para conferir as novidades das montadoras  asiáticas

Sucesso de público, a 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o maior evento automotivo da América Latina, reuniu em Sampa nada menos do que quase 50 marcas diferentes de dez países. Foram 100 horas de programação em 12 dias de evento, período em que 113 expositores exibiram 500 máquinas potentes.

Entre as estrelas do Salão estavam modelos cobiçados, como a Ferrari 458 Spyder e o Lexus LFA, dois dos carros mais rápidos do mundo.  A Ferrari Spyder atinge velocidade de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, e o Lexus, em 3,4 segundos. Detalhe: no mundo todo só há 500 unidades do Lexus, que é produzido artesanalmente com fibra de carbono.  A Audi, por sua vez, exibiu o R8GT, um dos mais luxuosos da montadora, custando a “bagatela”  de R$ 1,2 milhão. Já a Mercedes Benz expôs o SLS AMG GT3, uma edição especial com apenas cinco unidades em todo o mundo. Ou seja, é só para olhar e babar.

Mas, para você, que assim como eu, não está tão abonado assim,  há modelos mais acessíveis. Em especial das montadoras asiáticas que prestigiaram o evento.  A revista Mundo OK esteve no  Salão  do Automóvel de São Paulo para conferir de perto algumas das novidades asiáticas que estarão no mercado brasileiro entre 2012 e 2013.

 

NISSAN

Entre as novidades apresentadas pela marca, além da grande ênfase no compacto “popular” March, a Nissan abriu o primeiro dia de coletivas do Salão apresentando o  Extrem. Desenvolvido no Brasil, o projeto contou com a ajuda de designers locais e da equipe de estilo da empresa que apostou em linhas esportivas e robustas. O protótipo foi apresentado por Shiro Nakamura, vice-presidente sênior e chefe de design da multinacional.  Na cor exclusiva Solar Cortex, o modelo tem a mesma plataforma do March, mas é mais alto, largo e longo e equipado com motor 1.6 turbocharger de injeção direta. Além do Extrem, a Nissan apresentou o March Rio 2016, versão limitada alusiva aos Jogos Olímpicos, e a nova Frontier, que neste ano comemora os 10 anos da marca.

 

 Toyota

No disputado estande da Toyota, dois modelos chamavam atenção: o Prius e o  inusitado  iiMo.  Em sua terceira geração, o Prius  é o híbrido mais vendido do mundo, segundo a montadora, com 3 milhões de unidades comercializadas. No Brasil, o modelo deve começar a ser vendido em  2013. Equipado com motores elétrico e à combustão, o Prius oferece peças modeladas por injeção de origem vegetal em vários pontos, como nas molduras das portas, na tapeçaria das bandejas divisoras da cabine e nos bancos. Também conta com diferentes componentes de alta reciclabilidade.

O iiMo, por sua vez, é um carro-tablet com  carroceria interativa. O modelo foi pensado  para consumidores modernos e funciona como um grande display, onde se pode projetar conteúdo e imagens de um tablet ou smartphone, por meio de conexão sem fio. Mas, este ainda é um carro-conceito.

 

Mitsubishi

A marca também apresentou a sua versão de carro elétrico e ecológico, o iMiEV, que em todo o mundo já vendeu mais de 30 mil unidades. O modelo possui baterias que podem ser carregadas em qualquer tomada, sem necessidade de instalação de nenhum tipo de acessório adicional. Segundo a marca, o grau de poluição do carro é zero.  Para quem gosta de modelos mais robustos, a marca trouxe o ASX 2013, que deverá estar disponível nas concessionárias ainda este ano. O crossover urbano produzido em Catalão, Goiás, tem versões 4×2 e 4×4.

 

 

Subaru

Ainda com atuação discreta no Brasil, a Subaru levou ao Salão de São Paulo o modelo  New XV, a versão esportiva do já conhecido Impreza. O motor é tipo boxer, 16V, com 155cv, à gasolina e o câmbio automático.  Segundo a marca, o modelo já está disponível nas concessionárias e o valor é a partir de R$ 110mil.

 

 

 

 Hyundai

No estande da marca, os olhos curiosos estavam ávidos pelo HB20, o primeiro modelo da marca totalmente brasileiro e que deve competir com os compactos. Mas, não dava para ignorar toda a imponência do Santa Fé 2013. Re-estilizado, o utilitário esportivo ganhou modificações visuais, além de nova motorização e câmbio. O motor  é o Lambda II 3.5 V6 Dual de 285 cv de potência a 6.300rpm. A transmissão é automática de seis velocidades. O veículo conta ainda com tração AWD 4×4 eletrônica e freios ABS. O preço é a partir de R$98.900,00.

 

 

 Honda

A multinacional apresentou vários modelos, como a CR-V com motorização Flex e o novo Accord, que passam a ser comercializados em 2013. Mas, entre os   mais cobiçados pelos visitantes estavam o Honda Civic, com nova motorização 2.0 flex e 155cv,  e o Fit Twist. Este último foi elaborado especialmente para o mercado nacional e deverá estar disponível para venda ainda a partir deste mês. Com motor flex 1.5 e 115cv o Fit Twist tem um visual mais esportivo por causa do  para-choque com detalhes em alumínio fosco, faróis com máscara negra e lanternas traseiras escurecidas. A marca ainda anunciou  o lançamento do superesportivo Civic Si Coupé no Brasil, em 2014, e do luxuoso Acura, para 2015.