Empreendedorismo: Temakeria Sustentável

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 Empreendedor adaptou veículo com energia solar e eólica para vender comida japonesa na rua

Tamires Alês / Fotos: Divulgação

Sust.2Se o público não vai até a temakeria, a temakeria vai até o público. Foi com esse pensamento que o DJ e empresário, Alan Liao, de 26 anos, lançou um projeto inovador: adaptou um veículo e criou um restaurante sobre quatro rodas, em que vende o típico prato da culinária japonesa, e com um adendo, é ecologicamente correto.

“Morei em Nova Iorque por três anos atuando como DJ nas casas noturnas em Manhattan, onde comer na rua já era um hábito. Percebi que aliar gastronomia de qualidade e a praticidade de um restaurante móvel já era uma tendência por lá e também em grandes capitais europeias. Considerando a dificuldade de se comer bem nas madrugadas de São Paulo, tomei a iniciativa de criar um restaurante gourmet móvel”, contou Liao.

O restaurante itinerante é completo e chama a atenção do público. A estrutura da van é toda voltada para a sustentabilidade. “O revestimento interno é feito com materiais reciclados como o PET; a energia utilizada para o funcionamento do computador, do sistema de cobrança, das geladeiras e dos freezers, é captada por placas solares e hélices eólicas; fazemos coleta de resíduos e a água utilizada para o preparo é armazenada e depois dispensada em esgotos adequados; toda a iluminação é de LED, porque gasta menos e dura muito mais; e o veículo é movido à bio diesel”, enumera o empresário. Segundo ele, para montar a temakeria foram investido em torno de R$ 300 mil para a viabilização de toda a empresa, incluindo os custos de suas patentes.

Sust.3A primeira temakeria móvel sustentável do Brasil começou a funcionar no verão de 2011/2012, na Riviera de São Lourenço, no litoral norte de São Paulo. Também já participou de festas e eventos em algumas cidades do Estado como Campinas, São Caetano, Guarujá, Campos do Jordão e Barretos. Atualmente atende, de segunda a sexta-feira, na região da avenida Luís Carlos Berrini, no horário do almoço, das 11h às 16h. E diariamente alterna o ponto de venda da noite em locais estratégicos com alta concentração de jovens e agitação, como casas de shows e baladas, das 22h às 6h.

Sust.1Com uma equipe formada por sete funcionários a Temaki Navan vende cerca de 300 temakis por dia. No cardápio mais de 30 opções de sabores, que variam de R$ 10,00 a R$ 16,00, entre eles os convencionais como o Salmão Completo Cream Cheese, o Califórnia e o Skin, além de criações próprias como o Salmão Nuts (salmão em tiras, maionese, amêndoas laminadas e macadâmia) e o Atum Limone (atum em cubos marinados no limão e raspas de limão). “Atualmente, venho me dedicando à criação de novos sabores, em breve teremos algumas novidades. Também incluímos o yakissoba de carne, em nosso cardápio, que tem grande aceitação em épocas de frio”, revela Liao.

Com um faturamento de R$ 350 mil no ano de 2012, Liao estuda possibilidades de expansão do negócio. “Estou em processo de estudos e consultorias para expansão, tanto com vans próprias como franquias. Diariamente recebo emails de pessoas de todo Brasil, interessadas na Temaki Navan“, finaliza.

Sust.4Para mais informações sobre o negócio ou pontos de parada pela madrugada acesse o site www.navan.com.br ou o facebook.com/temaki.navan.