Bem-estar: Dom de cuidar

0
1343

Modernas e bem estruturadas, moradias para idosos chamam a atenção pelo conforto e segurança

 Redação/ Imagens: Divulgação

Segurança, modernidade e conforto. Três palavras que representam muito quando o assunto é a escolha de uma casa de repouso. Ou melhor, uma moradia para idosos. Antes associados a asilo, tais locais mostram que o respeito ao ser humano e a assistência necessária nessa etapa da vida são primordiais e seguidas à risca pelas instituições sérias.

É assim na Casa Okinawa – Moradia Assistida para Idosos, localizado na Vila Carrão, em São Paulo. Dividido em duas unidades, a instituição zela tanto pelos idosos que o clima – literalmente – é familiar. Tanto que não faltam passeios em grupo, festas nas datas especiais e comemoração de aniversários.

Segundo o diretor do local, Joel Zakimi Veronesi, a casa funciona há dois anos e surgiu com um diferencial: focar na comunidade nipo-brasileira. Atualmente, são 30 “avôs e avós” que permanecem no local, recebendo assistência necessária. “Aqui, nossa função é oferecer as melhores condições, com muito respeito e dedicação. Tanto é assim que, em nosso quadro de funcionários, levamos em conta duas coisas para ser contratado: dom para lidar com o idoso e o trabalho em equipe”, explica, complementando que o atual quadro é composto por 24 funcionários, “entre médico geriatra, fisioterapeuta, nutricionista, pedagoga, fonoaudiólogo e técnicos em enfermagem.”

Fisioterapeuta há mais de 10 anos, Zakimi explica sobre o estigma da palavra “asilo”, que remete, em muitos, a abandono. “Hoje, já não se tem tanta esta visão. Aqui, por exemplo, mantemos a assistência 24 horas ao ‘avô’ ou ‘avó’ e seguimos todos os padrões exigidos pela prefeitura e demais órgãos públicos para o funcionamento. Os familiares podem visitar seus parentes todos os dias, inclusive. A visão de muitos, especialmente da comunidade, mudou. Hoje, o que importa é o envelhecimento com qualidade de vida”, diz. Para melhorar o atendimento e relacionamento, até um professor de japonês fora contratado para dar aulas aos funcionários.

Com idosos de 63 a 99 anos, a Casa Okinawa possui acomodações clean e dependências de dar inveja a muitos hotéis por aí, pois conta com páteo para banho de sol, sala coletiva com televisão e diversas atividades. “Aqui, não há rotina. Eles estão sempre praticando atividades ou alguma recreação. Se cairmos na rotina, o local vira cansativo”, brinca Zakimi. Para mais informações e visitas, o site é: www.casaderepousookinawa.com.br ou pelo tel: (11) 2092-4687.