Festival do Japão: Continuidade do sucesso

0
619

Por mais um ano, Festival do Japão comemora ascensão da cultura japonesa

 Redação/ Imagem: divulgação

1004609_497294260349918_452360909_nEvento consolidado no calendário dos paulistanos, o Festival do Japão mostrou, por mais um ano, que a cultura japonesa nunca sai de moda. Pelos cálculos dos organizadores, mais de 100 mil pessoas passaram pelo local nos dias 19, 20 e 21 de julho, na zona sul de São Paulo. Número que refletem a tradição de um evento que comemora 16 anos.

No Centro de Exposições Imigrantes, a palavra da vez era diversidade. Afinal, estandes com produtos diversificados fizeram a alegria daqueles que buscavam algo de lembrança. Outro destaque foram as presenças de multinacionais do segmento automotivo, reunindo novidades e e lançamentos de encher os olhos. Aos jovens e crianças, uma área destinada a games, mangás e brincadeiras tradicionais fizeram a alegria do público.

Mas é na parte gastronômica que o evento mostra o porquê é o preferido de muitos, atraindo caravanas de longe. Com mais de 50 barracas espalhadas no lado externo, o público se esbaldou com as variadas opções. Do tradicional yakissoba ao exótico karashi renkon (flor de lótus temperada com mostarda), a variedade era extensa, e a qualidade, boa. Todos os anos, centenas de voluntários preparam o cardápio de cada província japonesa, responsável por um espaço na área gastronômica.

969379_499698366776174_1125117451_nNo palco principal, não faltaram atrações de diferentes áreas. Artistas como Mariko Nakahira, Yumi Inoue, Tsubasa e Márcia Nishie levantaram o público, cada qual com sua apresentação. Taikô, dança tradicional e artes marciais completaram a festa.

Em um balanço final pós-evento, o coordenador do evento, Nelson Maeda, destacou a organização e a eficiência da equipe. “Foi um saldo bastante positivo. Nos reunimos com os kenjinkais já nesta segunda-feira e todos ficaram satisfeitos. Só temos que agradecer os patrocinadores, público, voluntários, a Prefeitura da Cidade de São Paulo, os políticos nikkeis, que contribuíram para o sucesso deste evento”, destacou.