Instituto Paulo Kobayashi em parceria com a Mauricio de Sousa Ao Vivo leva jovens, crianças e idosos de entidades assistenciais para assistir ao espetáculo da Turma da Mônica
Com o objetivo de possibilitar que crianças, adolescentes e idosos de entidades assistenciaisprestigiem grandes espetáculos e apresentações culturais, o Instituto Paulo Kobayashi (IPK) firmou mais uma parceria de sucesso, dessa vez com a Mauricio de Sousa Ao Vivo, onde as pessoas ligadas as entidades participantes conferem de pertinho a superprodução “Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta” – espetáculo que traz os protagonistas da Turma da Mônica nos papéis de Romeu e Julieta, formando um divertido e briguento casal nos palcos.
O musical é realizado pela Mauricio de Sousa Ao Vivo – empresa da Mauricio de Sousa Produções criada para levar, por meio de projetos ao vivo, a magia do universo das histórias em quadrinhos para perto das pessoas – e pelo Ministério da Cultura e está em cartaz no Teatro GEO, em São Paulo.
SegundoVictor Kobayashi, presidente de honra do IPK – instituto que tem como missão desenvolver e executar projetos educacionais que tenham como base a integração de ações do Poder Público com programas de responsabilidade social da Iniciativa Privada –, só no mês de agosto o projeto já levou 2 mil pessoas ao espetáculo, e a parceria continua no mês de setembro. Ele também revela que essa é a primeira ação da parceria, que outras ações também serão desenvolvidas, mas que ainda não pode contar mais detalhes.Baseado no clássico da literatura ‘Romeu e Julieta’, de William Shakespeare, com releitura de Mauricio de Sousa e de sua irmã, Yara Maura, o espetáculo é adaptado ao estilo narrativo do universo da Turma da Mônica e conta com mais de 200 profissionais envolvidos em sua pré e pós-produção, sendo 20 atores e bailarinos no palco. O musical é embalado com 13 músicas compostas por Yara e Marcio Araújo(in memorian) – também irmão do desenhista –, as cançõesapresentam uma grande variedade de ritmos, inclusive os brasileiros como forró, samba e xote.
O Programa de Inclusão Cultural desenvolvido pelo IPK existe “há seis anos e já levou mais de 60 mil pessoas para assistir a
grandes musicais”, detalha Kobayashi. “Tem sido muito emocionante levar essas pessoas aos espetáculos, já que dificilmente teriam condições financeiras de prestigiar essas peças, e ver como elas ficam maravilhadas com as apresentações. Principalmente nesse caso, já que a maioria é fã da Turma da Mônica e tem uma identificação direta com os personagens”, completa. Além de assistir as apresentações, as crianças recebem um lanchinho e tiram fotos com os personagens ao final do espetáculo.Diversas entidades já foram beneficiadas com a parceria, entre elas: Casa Ronald McDonalddo Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graac), Sociedade Beneficente Casa da Esperança – Kibo-No-Iê, Associação Pró-Excepcionais –Kodomo-no-Sono, Centro de Educação Infantil Paulo Cochrane Suplicy, Escola Estadual Marina Cintra, Instituto Cuore e Associação Brasileira de Distrofia Muscular – Abdim.
“É uma alegria e uma satisfação muito grande receber e cumprir nossa missão social com as crianças por meio desta parceria com o Instituto Paulo Kobayashi, uma organização idônea, no nosso espetáculo. Queremos proporcionar momentos mágicos para os pequenos tanto neste quanto em muitos outros projetos da Mauricio de Sousa Ao Vivo”, finaliza o diretor da Mauricio de Sousa Ao Vivo, Mauro Sousa.