Shinji Yonamine: Sucessão Familiar

0
1322

A tradição familiar de Okinawa é semelhante a hierarquia da família imperial japonesa, sendo que a sua sucessão se dá através de uma linhagem patrilinear, isto é de pai para filho…

Shinji YonamineA casa de uma família okinawana que tem um oratório – guansu – passa a ser um santuário familiar, assim sendo toda cerimônia religiosa, é realizada nela com a presença de seus descendentes. No guansu o nome do falecido é perpétuo, e no interior dela, há o ihai – tablita de cor vermelha, que representa a alegria de receber os seus descendentes, e com o nome em letras douradas que representa o apreço das pessoas em relação ao falecido –, ao longo de toda uma existência a qualquer momento, o seu descendente será bem recebido não importando a distância do seu relacionamento, pois se considera que o espírito é eterno no conceito de família.

A sequência de transmissão do guansu se dá por meio do pai para o filho mais velho – chonan – obedecendo a uma linhagem consanguínea. No caso de Okinawa verificando a ausência de um descendente homem na família, jamais um genro poderá herdar o compromisso de cuidar do guansu dos ancestrais de sua esposa, assim sendo, uma família que não tenha filho homem entre os seus descendentes, o segundo filho de algum dos seus irmãos denominado yoshi se tornará o herdeiro espiritual, pois sempre o primeiro filho tem  o compromisso com os pais.

Há casos especiais, de ações de transmissão, que são incorretas:

– Antonio o filho mais velho de uma família que não tinha filho homem, e quem assume o guansu é o seu sobrinho Alberto primogênito do seu irmão Paulo, que já tem sob a sua responsabilidade o guansu do seu pai Paulo, neste caso, ele cuida das duas famílias (tio Antonio e o pai Paulo) é denominado tcha tchi ushi kumi – não reconhecendo a existência do filho mais velho.

O correto será o segundo filho do Paulo, de nome Nelson herdar o guansu do tio Antonio e seus ancestrais, que é denominado yoshi, pois o filho primogênito do Paulo, que é o Alberto continuará a linha de sucessão patrilinear.

– Existe outro caso em que uma família cuida do santuário de vários irmãos casados falecidos, nesse caso denominados choodei-kassabai – acúmulo de irmãos no mesmo santuário.

– Um genro que assume o santuário da família da esposa denomina-se Irimu ku.

O guansu na sua representação como espírito presente, enfatiza a eterna relação entre o passado, presente e o futuro, fazendo dela um ponto de referência, por meio dos seus rituais, mantendo o seu papel como elemento de integração familiar e social, através do costume de agradecer e também é uma forma de canalizar o pensamento positivo, juntamente com este comportamento a forma de se doar, o espírito de solidariedade e ajuda mútua, o conceito de cada indivíduo pertence a esta estrutura, dando consciência que não estamos só, nesse mundo mas, que cada um de nós fazemos parte de um conjunto material e espiritual Assim sendo, no conceito okinawano,  um descendente será considerado sempre um componente da ilha. Isto é um uchinanchu – ichariba chode – se nos encontrarmos somos irmão.

SHINJI YONAMINE é Palestrante e aborda questões históricas sobre Okinawa. E-mail: shinji.yonamine@uol.com.br.