Copa do Mundo: Prontos para a festa

0
545

Com presença de Família Imperial, jogo do Japão, em Natal, será celebrado em grande estilo

Fotos Divulgação

O clima de Copa do Mundo, aos poucos, começa a contagiar os brasileiros. E, também, os japoneses. Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a seleção japonesa faz seu jogo de abertura do Mundial, no dia 19 de junho, contra a Grécia. Por lá, autoridades, gestores públicos e diplomatas afinam o discurso para promover uma grande festa na recepção dos “samurais azuis”, como são reconhecidos os atletas do arquipélago.

No fim de março, um encontro deu mais detalhes sobre como será a estada da seleção japonesa em Natal. A governadora Rosalba Ciarlini recebeu em seu gabinete, o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, que chegou à capital potiguar para conhecer a cidade e a Arena das Dunas, estádio em que os japoneses jogarão. De acordo com o embaixador, a cidade deve receber entre 7 mil e 10 mil turistas japoneses durante o Mundial e, ainda, a presença de um membro da família imperial do Japão para assistir ao jogo. 

Já a chefe do Executivo Estadual deu boas vindas ao embaixador e falou sobre a preparação para a Copa. “Estou muito feliz em saber sobre a sua boa impressão da nossa cidade, pois sei que ela será transmitida aos japoneses que aqui virão. Com a simpatia que existe entre Brasil e Japão, tenho certeza que eles se sentirão em casa na nossa terra. Espero que os japoneses venham, conheçam nossas praias, artesanato, gastronomia e voltem outras vezes. O Brasil tem a maior colônia japonesa do mundo e este será um momento para estreitar laços não apenas com gols, mas fazer crescer a relação entre os dois países e, principalmente, com o Rio Grande do Norte”, disse Rosalba Ciarlini. 

Sobre o futebol, o embaixador afirmou que os japoneses são gratos ao Brasil, pois a partir dos jogadores brasileiros puderam aprender a técnica e o profissionalismo exigido pelo esporte. “Há 20 anos, não conseguíamos nem imaginar que a nossa seleção japonesa pudesse disputar uma Copa do Mundo. Então, somos muito gratos ao Brasil e a jogadores como o Zico, que nos proporcionaram isso. Tenho certeza que a Copa do Mundo será um sucesso”, pontuou Umeda.

Após a audiência com a Governadora, o embaixador do Japão se reuniu com representantes das áreas da Segurança, Saúde e Turismo. Na reunião, ficou definido que o serviço da embaixada estará disponível para atuar em conjunto com o Estado para orientar e acolher o turista japonês com postos de informações nos pontos de chegada (Aeroporto, Porto e Rodoviária) e postos de atendimento em pontos de grande concentração turística como a Praia de Pipa, o Cajueiro de Pirangi, balneários, dunas móveis e shoppings centers. Uma infraestrutura e tanto para fazer com que os japoneses sintam-se (bem) à vontade.