Comportamento: Pop Star canina

0
631

Conheça Vicky Nina, a Yorkshire Terrier que conquistou fãs e se destaca por sua inteligência e memória apuradas   

 Fotos: Agência Top Look e Arquivo Pessoal

Com roupinhas da moda, laços e enfeites combinando, sempre impecável com sua tosa japonesa, Vicky Nina poderia ser apenas mais uma cachorrinha bem cuidada e graciosa passeando pelas ruas. Mas além da beleza e simpatia – ela está sempre disposta a receber carinhos e posar para uma bela foto –, essa Yorkshire Terrier, de 5 aninhos, conta com uma Inteligência e memória de fazer inveja há muitos cachorros.

“Quando a Vicky tinha apenas seis meses, percebi que ela era diferente e aprendia tudo muito rápido. Começou sem querer, estava conversando com a minha mãe, quando falei carne de porco, ela levantou as orelhinhas, saiu correndo e trouxe o seu porquinho de brinquedo. Percebendo a associação que ela tinha feito, comecei a ensinar mais objetos para ela”, detalha Luciana Nishikawa, dona, mamãe, ou “aumãe” da Vicky.

Mesmo não estando no topo da lista das raças mais inteligentes, Vicky surpreende e atualmente reconhece mais de 60 brinquedos. E todo o treinamento foi feito pela própria Luciana. “A Vicky nunca foi adestrada por um profissional. Tudo o que ela aprendeu foi com as nossas brincadeiras”, revela. “Eu sou apenas uma boa mãe, não uma treinadora. A Vicky aprendeu sozinha, o mérito é dela”, completa orgulhosa.

Sem imaginar a repercussão que daria, Luciana postou, no canal de vídeos Youtube, um vídeo com a Vicky localizando os brinquedos. Sua inteligência e memória foram logo reconhecidas pelos internautas, e em pouco tempo a mídia teve centenas de visualizações – atualmente, mais de 600 mil pessoas já assistiram –, o que chamou a atenção das televisões, jornais, revistas e organizadores de feiras e eventos especializados.

A partir daí, Vicky – que adora ser a estrela da festa e o centro das atenções – passou a receber propostas para dezenas de trabalhos e ficou famosa por sua beleza e carisma, mas, principalmente, por sua inteligência e memória de “elefante”.  

Talentos reconhecidos também por especialistas. Mauro Lantzman, especialista em comportamento animal, avaliou Vicky e afirma que só brincando cada vez mais para saber até onde a Yorkshire pode ir. Mas acredita que ela ainda pode aprender muito mais. Segundo ele, já existem trabalhos de pesquisas que falam que os animais são capazes de identificar e discriminar, em torno de mil palavras.

Luciana também acredita na capacidade da filhota. “Se eu tivesse mais tempo para brincar com a Vicky, tenho certeza que ela aprenderia pelo menos um novo brinquedo por dia, e saberia muitos mais”, relata.

Vicky também já foi avaliada pelo adestrador de animais, Luís Fernando Carbonari, que realizou alguns testes com ela, para medir o seu conhecimento, e ela, mais uma vez, não decepcionou e passou em todos.

Como toda boa celebridade, Vicky sempre sai de casa produzida. E não precisa ir muito longe pra já ser paparicada e reconhecida por onde passa. E não é só nas ruas que a ela faz sucesso, na internet Vicky também é estrela. Só na rede social Facebook tem quase 12 mil seguidores. Fãs esses que estão sempre deixando recadinhos carinhosos e elogiando os vários trabalhos de Vicky.

E só tem uma coisa que deixa essa cachorrinha tão amorosa – que dá beijinhos quando escuta um “eu te amo” –, brava: Chamar o “papai” de chato! “Meu namorado aprendeu a gostar tanto da Vicky, que ela sempre o defende, não pode chamá-lo de chato de jeito nenhum perto dela”, comenta Luciana.

Família reunida: Vicky Nina, a mamãe Luciana e a irmãzinha Darah DuniAlém de Vicky, Luciana tem outra filhota, a Lulu da Pomerania, Darah Duni. Ao contrário de Vicky, Darah não gosta muito dos flashes e do agito dos programas, desfiles e feiras, prefere o anonimato. “Mas as duas se dão muito bem”, afirma Luciana.

Dentro de casa, Vicky leva uma vida mais a vontade. “Vicky e Darah em casa não ficam nem de roupa, nem com enfeites. Elas ficam ‘livres’ e brincam como duas ‘maloquerinhas’”, explica Luciana, que algumas vezes é criticada pelo jeito que trata suas filhas. “Absurdo é maltratar ou não cuidar. Zelo e carinho não fazem mal a ninguém”, ressalta.

E para quem deseja ter uma cachorrinha esperta como a Vicky, Luciana dá a dica: “Se você tiver paciência e amor com o seu cachorro, ele aprende. Aprende tudo o que ensinar”, conta a mamãe coruja. Que se divide entre os carinhos e cuidados às suas filhas e aos trabalhos em sua grife para pet LuiVi, em que vende laços, enfeites, peitorais, coleira, gargantilha, comedouro de acrílico personalizado, entre outros produtos para deixar os pets ainda mais charmosos.

Para conhecer mais detalhes da vida dessas simpáticas cachorrinhas, é possível acompanhar o dia a dia agitado e cheio de compromissos delas, pelo facebook.com/Vickyninayorkshireterrier, no Instagram @Vickynina_Darahduni ou pelo blog luivipet.blogspot.com.br, onde também é possível conhecer os produtos e lançamentos da Luivi.