Educação: Brilho nos olhos

0
706

Intercâmbio esportivo traz jovens japoneses para conhecer o gingado do futebol brasileiro

Fotos Divulgação

Em ano de Copa do Mundo, o país do futebol não receberá apenas delegações, turistas e entusiastas da modalidade. O ano também é de receber admiradores que querem, um dia, chegar aos gramados de forma profissional. Ou, então, apenas aprender as artimanhas e dicas junto aos brasileiros. É o caso das equipes japonesas Shiga e Sapporo, que participaram de um intercâmbio com equipes brasileiras no mês de março.

Denominado “Intercambio Harmonia Brasil-Japão de Futebol Sub-15”, o evento congregou, nos campos do Nippon Country Club, em Arujá, times como Corinthians, Palmeiras, Osasco, Audax e Red Bull para um torneio de cinco dias. Pelo lado japonês, a participação ficou por conta de Shiga A e Shiga B, bem como os garotos do Sapporo.

Mais do que uma competição em busca do primeiro lugar, o torneio é uma forma de integrar culturas. Para os japoneses, o fato de trocarem experiências e jogarem contra atletas brasileiros, por si só, já vale a cansativa viagem. “São garotos que sonham, algum dia, brilhar no futebol. Para eles, é uma maneira de aprender ainda mais sobre os costumes e a maneira de jogar dos brasileiros. Vejo a vontade deles em querer saber mais, interagir com os jogadores do Brasil”, revela o presidente da Associação Harmonia de Educação e Cultura, Tadayosi Wada. A instituição é responsável, há 19 anos, por promover o torneio e, de quebra, revelar grandes talentos para os campos.

Tamanho entusiasmo não é só visto nas palavras de dirigentes. Nos campos, a concentração e disciplina são levadas à risca pelos jovens japoneses. Durante os cinco dias, mantêm-se ocupados com treinamentos, clínicas e os jogos da competição. Pela manhã, por exemplo, há uma atenção especial aos treinamentos para goleiros. À tarde, acontecem os jogos contra times nacionais. Nas horas de folga, passeios para mostrar a parte cultural também entram no roteiro. Tudo para que eles sintam “o ritmo brasileiro e tenham contato de forma saudável com o esporte e a cultura local”.

“Este já é um evento tradicional e da qual nos orgulhamos muito. Afinal, todos os anos conseguimos trazer para o País estes jovens. E, com toda a certeza, muitos craques de hoje já passaram pela nossa competição, como Robinho, Kaká e Diego. Da mesma forma, pelo lado japonês, já tivemos jogadores que chegaram até a seleção japonesa. Aqui é uma forma de estimularmos o esporte e inspirar esses jovens a seguirem os passos dentro do futebol. É uma grande satisfação, todos os anos, recebermos tais delegações”, complementa Wada.

Presente na cerimônia de abertura do evento, o cônsul geral adjunto do Japão em São Paulo, Hiroaki Sano, mostrou euforia com a presença das gerações mais novas nos campos de futebol. E confirmou que, em ano de Copa do Mundo, o torneio mobilizado pelo Colégio Harmonia gera resultados bastante positivos.

“É uma grande contribuição que o Harmonia dá junto à divulgação, intercâmbio e apoio à cultura japonesa no Brasil, através da educação e do esporte. Vendo estes jovens, gostaria muito de vê-los, no futuro, grandes jogadores. Quando criança, nunca imaginaria a seleção japonesa participando de uma Copa do Mundo. Hoje, estamos com um time forte e competitivo. Tenho certeza que esse intercâmbio pode revelar grandes talentos daqui a alguns anos”, enfatizou Sano.

Esforço em prol da integração

No ano de 1993, com o objetivo de proporcionar aos jovens jogadores japoneses uma vivência esportiva e cultural no Brasil, o representante da província de Saporo, em conjunto com a Associação Harmonia, realizou em São Paulo o primeiro intercâmbio Brasil-Japão, nas categorias infatil e juvenil, sob supervisão técnica do centro de práticas esportivas da Universidade de São Paulo. Era o embrião do evento realizado atualmente.

Entre os anos de 2004 e 2008, os campeões do torneio ganharam o direito de viajarem ao Japão para participarem de jogos e amistosos, enriquecendo ainda mais a experiência da troca cultural e proporcionando um maior contato entre brasileiros e japoneses. Desde então, o torneio, devido a sua seriedade e organização, vem crescendo de forma exponencial, contando sempre com a participação dos grandes clubes do futebol paulista. Atualmente, o torneio é um sucesso absoluto e vem tendo uma grande procura das equipes que buscam ofertar aos seus jovens jogadores a oportunidade única de jogar junto com grandes craques brasileiros além de vivenciar a educação e a cultura de um país apaixonado pelo futebol.

“Nós mantemos viva esta ação, pois, queremos fortalecer cada vez mais os laços entre os dois países. Essa é uma missão do Harmonia e que nos traz bastante satisfação. Todos os anos nos esforçamos para evoluir essa integração. Tem dado certo”, destaca Tadayosi Wada.