No mês de julho os tambores japoneses vão invadir a cidade de São Bernardo do Campo em mais uma edição do Festival de Taikô
Fotos Divulgação ABT
No dia 06 de julho as batidas fortes e cadenciadas dos tambores japoneses vão atrair os amantes da arte tradicional japonesa para a cidade de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, em mais uma edição do Festival Brasileiro de Taikô – a maior competição de taikô do Brasil. A festa acontece das 8h30 às 18h, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação – Cenforpe.
Organizado pela Associação Brasileira de Taikô (ABT) – entidade que há mais de 10 anos realiza um admirável trabalho de preservação e divulgação da arte dos tambores japoneses em terras tupiniquins –, o festival tem como objetivo difundir a arte do taikô em todos os cantos do Brasil e aumentar cada vez mais o número de tocadores, hoje estimado em cerca de dois mil. “Estamos muito otimistas com os resultados que estamos obtendo durante esses anos. E a ideia é melhorar cada vez mais, aperfeiçoando a organização do evento e se aproximando ainda mais do que é realizado no festival do Japão”, explica o presidente da entidade, Orlando Shimada.
A expectativa, segundo ele, é que em 2014 mais de 40 grupos de todo o Brasil participem do festival. “Nessa edição alguns grupos de cidades bem distantes e que nunca participaram do evento também farão parte dessa festa”, revela Orlando.
Na 11ª edição do festival os grupos participantes serão divididos nas categorias: Mirim, até 11 anos; Júnior, jovens até 18 anos; Máster, mais de 40 anos; Livre, qualquer idade; Oodaiko, solo – em que cada tocador tem 2 minutos para se apresentar; e Especial, em que os vencedores das categorias Júnior e Livre se apresentam.
Mais uma vez, sete jurados se dividem na difícil missão de selecionar o melhor grupo de taikô de cada categoria do festival. Uma das “estrelas” do júri vem diretamente do Japão, o mestre do tambor, ToshiyasuMinowa. Completam esse time, músicos e líderes de grupos de taikô brasileiros.
Além de se apresentarem e agitarem o público com belíssimas apresentações, os grupos ainda disputam o primeiro lugar e os prêmios de cada categoria. “Na Júnior, o vencedor ganha uma viagem ao Japão, para participar do festival japonês, já a Livre ganha uma viagem pelo Brasil. Na Mirim um passeio para algum parque temático, já as categorias Master e Oodaikoganham um jantar com acompanhante”, detalha o presidente da ABT.
Os vencedores da categoria Júnior, do ano passado, segundo Orlando, se destacaram no festival realizado no Japão, ficando em quinto lugar, em uma competição com 55 grupos. “O que só nos motiva a continuar divulgando cada vez mais o taikô no Brasil e incentivar ainda mais, as crianças e jovens a conhecerem essa manifestação da cultura japonesa”, conclui.
A entidade realiza ainda outras atividades comoo Festival Primavera de Taikô e os exames de capacitação técnica, que tem como objetivo aumentar o nível dos tocadores, realizado sempre no mês de janeiro com a presença de mestres japoneses.
Para assistir ao festival, os organizadores pedem uma contribuição ao público, para possibilitar a viagem do grupo vencedor da categoria Junior ao Japão. Os convites antecipados custam R$ 15,00 e no dia R$ 20,00.
Informações
11° Festival Brasileiro de Taikô
06 de julho de 2014
Das 8h30 às 18h
Cenforpe – avenida Dom Jaime Barros Câmara, 201, Planalto – São Bernardo do Campo
Tel.: 11. 3207-1261