No mês de julho, a cidade de Maringá se prepara para receber mais uma edição do empolgante Festival de Yosakoi Soran
Fotos Divulgação
Energia e muita empolgação resumem o que sentem e transmitem os dançarinos de yosakoi soran – dança contemporânea japonesa que une tradição e modernidade –, que se apresentam mais uma vez nas ruas e no palco da cidade de Maringá na 12ª edição do Festival de Yosakoi Soran.
É fácil identificar esses dançarinos na multidão. Roupas vibrantes e coloridas, naruko (chocalho japonês feito em madeira) em mãos, passos e movimentos coreografados ao som de uma música que mistura instrumentos típicos com ritmos modernos.
A festa acontece nos dias 26 e 27 de julho. No sábado, a partir das 15h, na praça da Catedral Basílica de Maringá (avenida Tiradentes, s/nº), os grupos realizam as apresentações de rua, que têm como principal objetivo se aproximar do que é feito no festival japonês e trazer o público para sentir mais de perto a energia contagiante do yosakoi. Já no domingo, às 10h30 e às 16h, acontece a grande final com apresentações nas dependências da Associação Cultural e Esportiva de Maringá – Acema (avenida Kakogawa, 50).
Organizado pela Associação Yosakoi Soran do Brasil, o festival é o único em todo o mundo realizado de forma oficial fora do Japão. E nessa edição também vem recheado de novidades. Uma delas é o workshop de yosakoi soran, que será ministrado a todas as equipes: “A Associação está buscando a divulgação e criação de novos grupos. Temos como planos trazer novamente uma professora de yosakoi do Japão para auxiliar nessa difusão da cultura no Brasil e também auxiliar os grupos a apresentarem suas coreografias andando”, explica o coordenador geral do evento, Michael Tamura. Segundo ele, a edição de 2015 será muito focada em voltar literalmente ao formato do Japão e trazer um pouco do Festival de Sapporo ao Brasil.
Nessa edição, de acordo com Tamura, são esperados cerca de 10 grupos de várias regiões do Brasil, que vão disputar as primeiras colocações nas categorias juvenil (até 15 anos), adulto (até 39 anos), além do Grand Prix, o grande vencedor dentre todos os grupos participantes. “Nessa edição também teremos uma nova categoria, a máster, para grupos com integrantes acima de 40 anos”, detalha o coordenador. Além da categoria shinjin, voltada aos grupos iniciantes e/ou com poucos integrantes, que já fez sucesso no ano passado.
O festival, que tem expectativa de receber 4 mil visitantes nas sessões de domingo e mais de 3 mil pessoas prestigiando as apresentações de rua, segundo o coordenador do evento, terá como entrada a doação de 1 quilo de alimento não perecível, com convites sendo distribuídos em diversos pontos de Maringá.
Para mais informações sobre a festa, confira no site www.yosakoisoran.org.br ou na rede social oficial do evento: www.facebook.com/yosakoisoran.
Informações
12° Festival Yosakoi Soran
26 e 27 de julho de 2014
Tel.: 11. 3541-1809