Internacional: Recepção imperial

0
574

Princesa Takamado se surpreende com hospitalidade brasileira planeja novas ações entre Brasil e Japão

Foto: Elisa Elsie e Divulgação

Princesa Takamado visita o Brasil para conferir os jogos dos “Samurais Blues”
Princesa Takamado visita o Brasil para
conferir os jogos dos “Samurais Blues”

No campo, a seleção japonesa mostrou um futebol nada empolgante, dando adeus na fase de grupos. Mas, fora dos gramados, o Japão foi muito bem representado, com a presença da princesa Takamado, escolhida para vir ao País e conferir de perto os jogos dos “Samurais Blues”. Esbanjando simpatia, ela visitou a delegação na concentração, encontrou-se com autoridades e personalidades, além de prestar servir como um elo de fortalecimento entre ambos os países.

Em Natal, no Rio Grande do Norte e região onde a seleção japonesa enfrentou a Grécia, Takamado encontrou-se com a governadora Rosalba Ciarlini. Na ocasião, a princesa foi recepcionada pela Guarda de Honra da Polícia Militar e conheceu as dependências do Palácio da Cultura, reunindo-se com a chefe do Executivo Estadual e os Secretários de Estaduais de Cultura, Izaura Rosado, de Esporte e Lazer Joacy Bastos, de Turismo, Gina Robson e o presidente da Emprotur, Alexandre Mulatinho.

 Durante o encontro o clima foi de cordialidade. A princesa presenteou a governadora com uma camisa da seleção japonesa e recebeu um quadro. Nas conversas, elogiou o clima respeitoso e a receptividade calorosa por parte dos brasileiros. Já a governadora aproveitou a ocasião para estreitar ainda mais os laços de amizade entre brasileiros e japoneses.

 “Conversamos sobre as potencialidades do Rio Grande do Norte, fiz o convite para estreitarmos ainda mais as relações com o Japão e falei da nossa alegria em poder receber tantos japoneses em nosso estado”, disse a governadora.

Escritora – Hisako Tottori tornou-se membro da Família Imperial Japonesa após casar-se com o Prícipe Takamado. Viúva desde 2002, é mãe de três filhas também consideradas princesas. Ao lado do príncipe, foi responsável por visitar vários países representando o Japão em várias funções. Atualmente, a princesa preside mais de vinte organizações ligadas a esportes, a intercâmbios culturais e ao meio-ambiente, tendo assumido todos os cargos ocupados por seu falecido marido e assumindo outros novos.

Além do trabalho de divulgação do esporte no Japão, a princesa é uma escritora de mão cheia. Autora de dois livros infantis, ela reverte os lucros para o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Em 2011, seu primeiro livro foi traduzido para o português como “Katie e o devorador de sonhos”, pelo Centro Cultural Português, como parte das comemorações dos 150 anos do Tratado de Amizade e Comércio entre Japão e Portugal. A princesa também escreveu o prefácio para um livro de memórias sobre seu finado marido.