Personalidade: Fadado ao sucesso

0
666

Hatiro Shimomoto é agraciado pelo governo japonês por sua contribuição ao Brasil   

Fotos: Luci Yizima

Hatiro Shimomoto é homenageado por sua contribuição ao Brasil, tanto na área política como na empresarial
Hatiro Shimomoto é homenageado por sua contribuição
ao Brasil, tanto na área política como na empresarial

Em seus discursos, o empresário Hatiro Shimomoto costuma lembrar de sua época de infância, quando seu pai, Yasuichi, o educava com rigidez e disciplina. Até demais, por vezes. Ao lado de outros 11 irmãos, era o que mais “apanhava” em casa. “Sempre me perguntava o porquê de ser sempre o que mais levava surra. Descobri, posteriormente, que era muito amado por meu pai e teria uma grande responsabilidade na vida”, recorda ele, com bom humor.

Ao longo do tempo, Shimomoto aprendeu “na marra” como ser um vencedor. Teve dificuldades na escola, pois se matriculou com atraso em relação às demais crianças de sua idade. Enquanto muitos filhos de imigrantes japoneses estavam no campo, seu pai indicou o caminho dos estudos, com a certeza de que seria uma pessoa importante para a sociedade. “Hatiro é o nome de um herói japonês. (Meu pai) deu esse nome desejando que eu servisse as pessoas e fosse político”, destaca. Assim como uma espada samurai, Shimomoto lembra que foi forjado pelo seu pai a trilhar o caminho do sucesso. Por isso, tem na ponta da língua uma frase que permeia sua vida: “Uma nação se constrói através de bons usos e costumes”.

Hatiro Shimomoto recebe a comenda “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço”, concedida pelo Imperador do Japão
Hatiro Shimomoto recebe a comenda “Ordem do Sol Nascente,
Raios de Ouro com Laço”, concedida pelo Imperador do Japão

Após uma infância e adolescência baseada na disciplina, opotou pelas Ciências Contábeis e Direito. Em 1960, deu início à Organização King de Contabilidade, ocupando o cargo de presidente até hoje. Paralelamente, construiu sua carreira política, sendo eleito para uma das cadeiras na Assembleia Legislativa de São Paulo, como deputado estadual. Ao todo, foram 46 leis de autoria. “Pude fazer bons projetos que originaram boas leis. Um país se constrói pela formação do povo, através da educação, civismo e amor à pátria. Procurei melhorar os usos e bons costumes, de forma que sejam bons para todos os cidadãos”, explica. Na parte empresaria, os númeos também não deixam a desejar: mais de 450 clientes atendidos e 100 colaboradores.

Tamanha importância na sociedade rendeu, no último dia 5 de junho, uma homenagem do Governo Japonês. Na ocasião, Shimomoto recebeu a comenda Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço”, por meio da Outorga de Honrarias da Primavera do 26º Ano da Era Heisei, concedida pelo Imperador do Japão. A entrega ocorreu em na capital paulista, através das mãos do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima.

“Fico emocionado por receber esta homenagem. E dedico sempre ao meu pai e minha família. Se não tivesse essa disciplina rígida, tenho certeza que a história seria diferente. Não que hoje eu seja como meu pai, pois meus filhos vieram melhores do que eu e nunca apanharam”, finaliza ele, sempre de bom humor.