Anime Friends mostra evolução do mercado de entretenimento e é sucesso por mais um ano
Uma imensa legião de pessoas para celebrar o entretenimento movimentou São Paulo, no mês de julho. Tudo por conta do Anime Friends, evento realizado pela Yamato Comunicações e Eventos e que, neste ano, chegou em sua décima segunda edição mostrando o atual cenário favorável deste mercado voltado à cultura pop.
Realizado no Campo de Marte, o evento deste ano inovou, com atrações inéditas e internacionais, atraindo, também, um público diferente dos que estão acostumados apenas a conferir as novidades relacionadas aos animes e mangás. No total, mais de 110 mil pessoas visitaram o festival durante os oito dias de realização, interessadas nas mais diferentes variáveis relacionadas ao setor de diversão.
O número total do público deve-se, especialmente, à diversidade de atrativos. De olho na expansão do segmento, a Yamato congregou atrações para todas as idades: competições de games, exposição e venda de quadrinhos, seriados de TV, animes, concursos de cosplay, feira de colecionáveis, comidas típicas, palestras e autógrafos com convidados nacionais e internacionais, shows musicais em um palco com iluminação especial e venda de mangás e colecionáveis com descontos. Enfim, uma vasta variedade que mostra o fôlego da empresa junto às empresas, grupos de fãs e credibilidade perante o público.
Entre os convidados ilustres, destaques para a banda japonesa An Café, com seu som animado e contagiante; os cantores Nobuo Yamada e Eizo Sakamoto, com a companhia da Família Lima; a cosplayer Reika, com seu jeito extrovertido; e a banda Flow, responsável por temas de abertura e encerramento do anime Naruto. Outra atração de peso foi o roteirista americano Chris Claremont, conhecido pelo seu trabalho durante 16 anos escrevendo os quadrinhos da série “X-Men” (de 1975 até 1991). Em sua palestra no Anime Friends, abordou questões técnicas relativas ao trabalho e curiosidades referentes ao universo Marvel. O sentimento? Segundo ele, “o melhor possível. Quero voltar ao Brasil o quanto antes para ter mais tempo e contato com os brasileiros”, destacou.
Além das apresentações no palco principal, os espaços temáticos fizeram sua parte de entreter os visitantes. Espaços destinados aos fãs de Star Wars, Lego, Playmobil, Jornada nas Estrelas, Hot Wheels, RPG, dentre outras foram responsáveis por arregimentar nichos e segmentos específicos. O caldeirão cultural, portanto, deu um grande salto em comparação aos primórdios do próprio evento, relacionado única e exclusivamente à temática da cultura pop japonesa. Hoje já são centenas de grupos de fãs que se encontram para debater, conhecer novos amigos, além de curtirem um dia inteiro de atrações coligadas ao assunto de seu interesse. A ideia de segmentar e complementar, unindo grupos e promovendo o compartilhamento de outros interesses, faz do Anime Friends um evento de grande envergadura, posicionado como um dos principais dentro do calendário cultural de São Paulo.