Arte em Cerâmica de Kimi Nii

0
1620

Exposição na Caixa Cultural São Paulo traz novos trabalhos e destaques da trajetória da artista japonesa desde 1980

Fotos Divulgação/Edouard Fraipont

Kimi Nii já participou de várias exposições pelo mundo
Kimi Nii já participou de várias exposições pelo mundo

Unindo o domínio técnico com as nuances da surpresa no resultado final de suas esculturas, uma das mais prestigiadas escultoras em cerâmica da atualidade, a artista plástica e designer japonesa Kimi Nii, apresenta novos trabalhos e algumas obras de destaque de sua produção desde a década de 1980 na exposição “Kimi Nii – Nas Nuvens”. A mostra, voltada para todas as idades, permanece em cartaz até o dia 05 de outubro, na Caixa Cultural São Paulo, e tem entrada franca. A visitação acontece de terça-feira a domingo, das 9h às 19h.

A exposição é realizada pela Art Unlimited – que se dedica há 18 anos à concepção e gestão de projetos socioculturais que envolvem arte e educação, entretenimento, sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico –, com curadoria de Pieter Tjabbes e textos de Antonio Golçalves Filho.

Os novos trabalhos da artista colocados na mostra incluem duas instalações, uma vertical, batizada “Nas nuvens”, composta de conjuntos de tufos estilizados, com formas arredondadas, dispostas em uma parede; e outra horizontal, onde Kimi Nii retoma um tema que já esteve presente em seu trabalho, com formas inspiradas em montanhas e vulcões, seguindo soluções mais geométricas. Kimi ressalta que as duas instalações apresentam conjuntos de objetos mais orgânicos, figurativos, que não são resultados apenas do que ela planejou, mas também do efêmero.

A exposição de trabalhos que se configuram nos destaques de sua trajetória, por sua vez, é dividida em quatro módulos. Um deles é composto pelos Donguri, esculturas em formatos de avelãs estilizadas. Há também os Módulos Quadrados, que preenchem mosaicos em painéis fechados. E ainda peças que podem ser consideradas as precursoras da instalação “Nas nuvens”, chamadas Variações de Montanhas, esculpidas com a faceta geométrica que permeia toda a produção de Kimi Nii, característica também presente nos Objetos Geométricos, que completam a mostra.

Kimi Nii

Nascida em Hiroshima no Japão, Kimi tem mãe brasileira, descendente de japoneses, e pai japonês. Chegou ao Brasil aos nove anos de idade e, talvez por suas raízes culturais, tem na impecabilidade das formas de uma de suas marcas registradas.

A artista começou a fazer cerâmica em 1978 e se apaixonou pelo contato com o barro e as possibilidades de realização e criação. Desde então, trabalha com cerâmica de alta temperatura (1300º) no próprio atelier na criação e produção de objetos utilitários e esculturas.

A perfeição oriental ao amassar o barro, no entanto, também dá lugar ao inesperado, que aparece na conclusão de seu processo criativo, quando ela abre os fornos de alta temperatura, como se estivesse aí um traço de sua alma brasileira. Suas obras e talento já participaram de exposições individuais e coletivas em várias regiões, com destaque para a sua terra natal, Europa e América.

 

Informações

“Kimi Nii – Nas nuves”

Até 05 de outubro de 2014

Caixa Cultural São Paulo

Praça da Sé, 111 – Centro

Tel.: 11. 3321-4400

www.caixacultural.com.br