Embraer e Japan Airline assinam contrato no valor de US$ 677 milhões
Foto Divulgação
A Japan Airlines e a Embraer assinaram contrato para um pedido firme de 15 aeronaves, modelos E170 e E190, além de doze aviões da família E-Jets – o valor do pedido firme é de US$ 677 milhões. As aeronaves serão operadas pela J-Air, subsidiária da JAL, cujo hub fica em Osaka, e as entregas terão início no ano que vem. Atualmente, a companhia japonesa possui 15 jatos E170 na frota.
“Estamos operando nossos E-Jets por cinco anos e os aviões atingiram uma excelente taxa de disponibilidade, de 99,7%. São eficientes e têm apresentado um desempenho excepcional”, disse o diretor-presidente da Japan Airlines, Yoshiharu Ueki. “Ter a combinação do E170 e do E190 na nossa frota nos dará grande flexibilidade, permitindo-nos adequar a capacidade à demanda tanto nas atuais rotas da nossa rede quanto nas futuras. Nossos passageiros ficaram impressionados com o espaço e o conforto a bordo do E170. Eles valorizam o fato de que não há nenhum assento do meio.”
O presidente e CEO da Embraer, Paulo César Silva, disse que a encomenda garantirá à JAL um crescimento sustentável na malha doméstica. “Os E-Jets têm um histórico global comprovado e esperamos confiantes pela estreia operacional do E190 no Japão. É uma reafirmação do conceito de família ver o E190 complementando a frota de E170 também no Japão, aprimorando as operações da J-Air e proporcionando uma experiência sem igual a todos os seus passageiros em toda sua rede. A companhia aérea também se beneficiará do elevado nível de comunalidade entre os dois tipos de E-Jets”, disse.
A J-Air opera atualmente 176 voos diários em toda a sua rede, que alcança 21 cidades incluindo Osaka-Itami, Sapporo, Sendai, Kagoshima, Miyazaki e Fukuoka. Por meio de suas seis subsidiárias, a JAL voa atualmente 15 jatos E170 em rotas domésticas, operando a partir de quatro aeroportos centrais. A reestruturação recente, implementada devido à disparada dos custos de combustível, está fortalecendo e reorientando as operações do Grupo no Japão e em toda a Ásia.