Águia de Ouro surpreende com fantasias e samba-enredo alusivo ao Japão, para desfile em 2015
Fotos: Ana Saito (facebook.com/AnaSaitoFotografia)
Em 2015, comemora-se uma data bastante significativa para os japoneses e brasileiros: os 120 Anos de Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, quando ambos os países estabeleceram parcerias diplomáticas. Para tanto, as comemorações do ano simbólico contará com uma programação especial, cujo início é o Carnaval paulista, em fevereiro. Na ocasião, a escola de samba Águia de Ouro levará
o tema para o Sambódromo do Anhembi, com promessa de emoção, plasticidade e a integração entre brasileiros e japoneses na passarela do samba.
O lançamento oficial do samba-enredo aconteceu no dia 4 de outubro, na quadra da escola. Na ocasião, o evento – chamado de “Águia Matsuri”, alusão aos festivais japoneses – reuniu atrações culturais, esportivas e gastronômicas típicas do Japão. Apresentações de sumô, kendô, aikidô, intercalados com cantores descendentes e taikô chamaram a atenção do público, composto por aproximadamente 4 mil pessoas. Logo em seguida, foi a vez da apresentação das fantasias e do samba que os passistas entoarão no Sambódromo.
O mix cultural foi aprovado por todos, especialmente pelo presidente da Águia de Ouro, Sidnei Carriuolo. Terceiro colocado no ranking geral deste ano junto ao Grupo Especial, a agremiação liderada por ele quer, a todo custo, fazer o melhor desfile e ser a primeira colocada em 2015. “E tudo isso trazendo essa integração entre Brasil e Japão. Vamos mostrar o Japão moderno, com suas características atuais e tecnológicas. Já há muitos anos fazemos o intercâmbio com o Carnaval de Asakusa, com resultados positivos. Portanto, o público pode esperar uma exposição inédita do Japão no Carnaval do ano que vem”, destacou o presidente.
Na comunidade nipo-brasileira, quem coordenou as atrações culturais foi o Instituto Paulo Kobayashi, entidade voltada às ações sociais. Através do presidente Victor Kobayashi e do diretor Celso Mizukami, foi possível arregimentar “atrações de peso” no evento de lançamento. “Foi o pontapé inicial para este grande projeto, que abre as comemorações dos 120 Anos de Tratado de Amizade Brasil-Japão. Pela receptividade, foi bastante produtiva. A escola trabalha incessantemente para buscar o sonhado título. Portanto, que venha em 2015, homenageando o Japão. Com a ajuda das entidades, associações e grupos nikkeis, vamos tornar esse desfile o melhor possível”, destacou Kobayashi.