Economia: A China é o limite

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De olho em expansão de mercado, Brasil quer potencializar exportação de carne de frango a chineses

Foto: Divulgação

Nos nove primeiros meses de 2014, os embarques de carne de frango para a China cresceram 20,4%
Nos nove primeiros meses de 2014, os embarques de carne de frango para a China cresceram 20,4%

 

Um dos maiores mercados consumidores de carnes do mundo, a Ásia está na mira do Brasil. Ou melhor, a China, especificamente. Entre os dias 12 e 14 de novembro, em Shanghai, na China, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), participaram de diversas reuniões com importadores chineses, durante a “Food & Hotel China (FHC) 2014”. A intenção? Potencializar as exportações de carne de frango junto ao mercado oriental.

Nos nove primeiros meses de 2014, os embarques de carne de frango para a China cresceram 20,4% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 168,5 mil toneladas. Em receita, o crescimento foi de 17,2%, com US$ 382,6 milhões no mesmo período. Para efeito comparativo, no mesmo período, foram embarcadas 753 toneladas de carne suína ao país asiático. Esse resultado representa um desempenho 16,5% menor em relação ao ano anterior.

 “A China já é o sexto maior importador de carne de frango do Brasil, mas ainda há um grande espaço de mercado para atuarmos. Neste sentido, respaldado pela parceria que já temos estabelecida, buscaremos agilizar a habilitação de novas plantas cujo processo já está adiantado. Com isto, no curto prazo, o fluxo de exportações para o mercado chinês poderá ser ainda maior”, ressalta o vice-presidente de Aves da ABPA, Ricardo Santin, que coordenou a ação.

Presente também na comitiva brasileira, o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, lembrou que o Brasil permanece livre da Diarreia Suína Epidêmica (PED), enfermidade que tem afetado mercados produtores pelo mundo, incluindo a própria China. Portanto, a oportunidade é ainda maior para os produtores nacionais. “A China é, atualmente, a maior consumidora de carne suína do mundo, com números superiores a 50 milhões de toneladas anuais, duas vezes mais que a União Europeia (2° maior). É um gigantesco mercado, que está entre os maiores importadores mundiais no segmento. Nesta missão, queremos destacar nosso status sanitário como grande diferencial brasileiro no mercado internacional”, ressalta.

Além da participação na feira, foram realizados encontros com autoridades chinesas para agilizar a habilitação de mais plantas para exportação de carne de frangos e de suínos ao país asiático. Atualmente, 29 plantas avícolas estão autorizadas a exportar para o destino asiático.