Mundo Oriental: Ritmo coreano

0
642

Centro Cultural Coreano, em São Paulo, celebra um ano de existência e pretende intensificar a divulgação da cultura coreana em terras brasileiras

Fotos Divulgação CCC

Apresentação de dança chama a atenção pela plasticidade
Apresentação de dança chama a atenção pela plasticidade

Para comemorar seu primeiro aniversário, o Centro Cultural Coreano no Brasil (CCC) – entidade que conta com áreas projetadas para estudo da cultura, idioma, gastronomia e arte marcial coreana – realizou, no final de outubro, uma celebração sob o tema “Cores da Coreia”, com apresentações de Taekwondo, shows musicais de grupos tradicionais, além de apresentar a beleza das cores e a arte da pintura coreana.

A festa reuniu alunos e apreciadores da cultura desse povo milenar no espaço, localizado no bairro de Higienópolis, e que tem como objetivo divulgar os costumes e tradições coreanas, fortalecer as relações entre Brasil e Coreia e promover o intercâmbio cultural e educacional entre os dois países.

Segundo Yoo Na Kim, general manager do CCC, o balanço desse um ano de funcionamento do Centro é muito positivo. “O Centro ofereceu vários cursos para os amantes da cultura coreana. O de culinária e o de idioma coreano, por exemplo, já estão na segunda turma, sem falar nas aulas de K-dance e Taekwondo, que são muito procuradas pelos jovens”, conta. “Também realizamos diversas ações para divulgar a Coreia e sua cultura. Uma das principais apresentações foi do grupo de instrumentos tradicionais Dulsori. Outro evento de destaque foram os realizados na época da Copa do Mundo, em que incentivávamos coreanos e brasileiros a torcerem juntos, com o intuito de unir ainda mais as comunidades”, completa.

K-Pop é, atualmente, febre entre jovens do Brasil
K-Pop é, atualmente, febre entre jovens do Brasil

Yoo Na também revela que o Centro recebe cerca de 400 visitantes por mês, formando um público bem variado, boa parte composta por brasileiros que gostam e têm interesse pela cultura coreana, muitos fazendo diversos cursos no CCC. “A idade depende muito da atividade, na dança temos mais jovens, na gastronomia as senhoras participam mais. E quando temos show ou alguma apresentação típica a comunidade coreana de São Paulo participa em grande número”, relata.

Entre os principais desafios de tocar um projeto como esse Yoo Na destaca o fato de ter que começar todos os projetos praticamente do zero. “Como temos apenas um ano, não temos no que nos espelhar ou comparar, temos que criar tudo desde o início”, afirma.

Para o futuro, Yoo Na revela que o objetivo do cônsul de cultura coreana no Brasil e diretor do CCC, Lee Sei Young, é aumentar a programação do Centro para atrair mais público e divulgar ainda mais a cultura e as tradições da Coreia no Brasil. “Além de espalhar a cultura coreana para fora dos ‘muros’ da entidade, levando eventos, shows e apresentações para outros locais e outros estados”, finaliza.

Aos que desejam conhecer o Centro ou participar de alguma de suas atividades, ele funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 12h e das 13h às 17h, e fecha aos domingos e feriados do Brasil e da República da Coreia.

Informações 

Centro Cultural Coreano

Alameda Barros, 192
Tel.: 11. 2893-1098
http://brazil.korean-culture.org

facebook.com.br/kccbrazil

 

Não perca!

Confira os eventos e projetos organizados pelo Centro Cultural com foco na cultura coreana

 

Imersão na Cultura Coreana

Entre os dias 11 e 22 de novembro acontece mais uma edição do Curso de Imersão na Cultura Coreana, que apresenta a cultura do país oriental em seus vários aspectos, além de aulas de Hangul – idioma coreano, degustação de pratos típicos, e palestras com os principais assuntos da atualidade como Coreia do Sul x Coreia do Norte, economia e legislação coreana, entretenimento e beleza, educação e cultura da Coreia, entre outros temas. O evento conta com uma programação extensa em uma verdadeira imersão no mundo coreano.

O curso acontece no próprio CCC, das 18h às 22h. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail ariane0128@gmail.com, o investimento é de R$ 100,00 e as vagas são limitadas. Mais informações e a programação completa do evento no site oficial do CCC.

Mostra de Cinema e Exposição Interativa

Em parceria com a Cinemateca, o CCC apresenta a Mostra K-Pop de Cinema Coreano, uma seleção de 10 filmes baseados no estilo musical K-Pop – música popular coreana que consiste na união da dança e música eletrônica – para que os visitantes mergulhem na trajetória cinematográfica coreana. O evento acontece entre os dias 11 e 21 de dezembro e compreende gêneros diversos que vão desde o suspense de baixo orçamento como o filme “Esconde-Esconde”, passa pelas comédias românticas e dramas de superação, como “Sem Respirar”, até chegar a grandes épicos de efeitos especiais, caso do “As Três Beldades de Joseon”, e películas que abrangem a questão dos espiões norte-coreanos, como “Secreto e Excelente”, que traz algo de inesperado ao pop convencional. Os longas serão exibidos em cópias 35mm, DCP e Blu-ray, com legendas eletrônicas em português.

Em paralelo a Mostra de Cinema, ocorre a Exposição de Fotografia Interativa voltada para os apaixonados por fotografias que gostam da arte da criatividade. A exposição traz imagens que permitem a interação do público, é como se os visitantes entrassem no cenário e participassem de cada paisagem ou cena. Quem passar pelo evento, poderá tirar uma foto nas imagens e mergulhar no cenário que tem como tema o estilo K-Pop. Artistas renomados como The Boss, Lunafly, Secret, BAP, K.Will, Sistar, Boyfriend participam da mostra. Além de cenários de filmes clássicos como “The Hunteresses” e “Secretly Greatly”.

A Cinemateca fica no largo Senador Raul Cardoso, 207, na Vila Clementino e a entrada é gratuita. Detalhes da programação e mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do CCC.

Coreia na Escola

O projeto, que tem como principal objetivo levar a cultura coreana para os jovens e crianças brasileiras, é realizado pelo CCC em parceria com o Champs – grupo de cinco meninos de diversas partes do País que deram início ao chamado B-Pop no Brasil, que tem influências do K-Pop. O Coreia na Escola teve início em outubro e leva para as escolas públicas e particulares da cidade palestras sobre a cultura e as tradições da Coreia, além da apresentação do grupo Champs.