Evento: Ano Novo Chinês na Liberdade

0
660

Festa traz muita dança, música e tradições do país asiático para o bairro mais oriental de São Paulo

Fotos Divulgação

Cerimônia da Prosperidade, com os desfiles das Danças do Leão e do Dragão traz prosperidade e boa sorte para o novo ano
Cerimônia da Prosperidade, com os desfiles das Danças do Leão e do Dragão traz prosperidade e boa sorte para o novo ano

Para celebrar a data mais importante para os povos asiáticos, a capital paulista, mais precisamente o bairro da Liberdade, vai se enfeitar para receber mais uma edição do Ano Novo Chinês. A festa, que marca a entrada do ano do Carneiro, acontece nos dias 21 e 22 de fevereiro e promete agitar a cidade com as tradições, músicas, danças e gastronomia chinesas.

O Ano Novo Chinês é comemorado em várias partes do mundo, e na China, no período dos festejos, o país para por quinze dias para os preparativos, viagens e rituais que marcam a passagem do ano.

No Brasil, o Ano Novo Chinês é organizado pela JCI Brasil-China (Junior Chamber International) – entidade internacional que congrega jovens com a missão de difundir e promover a integração cultural entre os países – e em 2015 chega a sua 10ª edição. “Para celebrar os 10 anos de evento queremos fazer uma festa ainda maior, com decoração mais grandiosa e bonita”, explica o presidente da entidade, Cheung Kawai, de 32 anos. “Uma das novidades é que além da rua Galvão Bueno e da praça da Liberdade, as ruas dos Estudantes e dos Aflitos também vão receber a festa esse ano”, comenta.

De acordo com os organizadores do festival, o Ano Novo Chinês em terras tupiniquins já está entre uma das cinco maiores festividades do mundo fora da Ásia. Além de São Paulo, comemoram a data de maneira grandiosa as cidades de São Francisco, Nova Iorque, Boston e Los Angeles, nos Estados Unidos, Toronto e Vancouver, no Canadá, Sidney na Austrália e Buenos Aires, na Argentina. “A cada ano conseguimos fazer uma festa maior e com mais público. Para 2015 esperamos cerca de 180 mil visitantes nos dois dias de evento”, ressalta Kawai.

O festival tem início no dia 21, a partir das 12h, com a abertura oficial da festa, no palco principal do evento, na praça da Liberdade, e vai contar com lideranças da comunidade chinesa no Brasil e políticos orientais. “Após os discursos iniciais, um culto ecumênico é realizado com bênçãos para o novo ano, e depois acontece a Cerimônia da Prosperidade, com os desfiles das Danças do Leão e do Dragão – da rua Galvão Bueno à praça da Liberdade –, que traz prosperidade para o novo ciclo”, detalha o presidente da JCI. “Quando os Leões chegam próximo ao palco são ‘alimentados’ com alface, ritual que traz sorte para o ano que se inicia. Logo após fazemos a contagem regressiva, em chinês e português, e os fogos de artifício celebram o início das atividades do Ano Novo”, completa.

A celebração conta ainda com uma extensa programação com diversas manifestações da cultura chinesa como apresentações de dança e

Organizadores do evento esperam cerca de 180 mil visitantes nos dois dias de festa
Organizadores do evento esperam cerca de 180 mil visitantes nos dois dias de festa

artes marciais, atrações musicais, desfiles de trajes típicos, e palestras sobre alguns aspectos da cultura da China como feng shui, caligrafia e pintura.

Diversas barraquinhas também compõem o cenário do evento. Nelas o público poderá encontrar diversos pratos da tradicional culinária chinesa e variados artesanatos típicos do País.

Kawai também adianta que antes da festa no bairro da Liberdade, alguns parques da cidade de São Paulo também vão receber as apresentações das Danças do Leão e do Dragão. “Vamos realizar apresentações em parques como o Ibirapuera para divulgar o evento e chamar o público para celebrar o Ano Novo conosco na Liberdade”, detalha.

Na Liberdade a festa acontece no sábado, das 12h às 19h, e no domingo, das 11h às 18h. Para mais informações sobre o evento e a programação completa da celebração na capital paulista acesse o site oficial da festa o www.anonovochines.org.br, ou as redes sociais: facebook.com/anonovochines e twitter.com/anonovochines.