Turismo: Na trilha dos japoneses

0
575

Região com grande concentração de nipo-brasileiros, Parelheiros entra na rota do turismo paulistano

Foto Cesar Ogata – Secom

Prefeito Fernando Haddad visita comerciantes na região: Parelheiros ganhará incentivos turísticos
Prefeito Fernando Haddad visita comerciantes na região: Parelheiros ganhará incentivos turísticos

Uma das regiões de são Paulo com grande concentração de famílias nipo-brasileiras é Parelheiros, no extremo sul da cidade. Por lá, é possível encontrar plantações de verduras e legumes, nos moldes das que eram produzidas nos primórdios da imigração, há mais de 105 anos. Apesar de distante do centro, vale a pena visitar a região para conhecer locais que preservam a natureza e têm um estilo de vida que remetem ao interior. Tanto é assim que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Wilson Poit, estiveram por lá, no fim de fevereiro, para dar o pontapé inicial em diversas ações que consolidam a área como o novo Polo de Ecoturismo de São Paulo.

Para iniciar o projeto, Haddad e Poit se encontraram com agricultores, empreendedores da área de turismo, lideranças culturais e indígenas, onde foi defendida uma ampliação planejada do turismo na região, aliada à educação ambiental. Em seguida, foi realizada uma visita a Feira de Orgânicos no pátio da subprefeitura de Parelheiros, que consiste na venda de alimentos, artesanato e hortaliças produzidos na região.

Na ocasião, Poit apresentou o projeto do site do Polo de Ecoturismo, que descreve diversos atrativos e roteiros na região de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé, local que representa 1/5 da área do município. “É um trabalho que está sendo feito a muitas mãos e com todo cuidado necessário para não impulsionarmos a visitação descontrolada na área. São pontos ainda muitos rústicos, com aldeias indígenas e preservação que deve ser mantida. O site está em formatação e é feito em conjunto, um grupo de trabalho de pessoas de vários órgãos públicos e também pessoas da região”, disse.

Poit também ressaltou que está em estudos um projeto executivo de um plano de turismo para Parelheiros. “Vamos ter uma equipe dedicada a esse trabalho durante seis meses, porque queremos o desenvolvimento do turismo em Parelheiros com responsabilidade, com inclusão social e com emprego para as pessoas que aqui residem”, disse Poit.

Borboletário

O prefeito Fernando Haddad voltou à região, no fim de fevereiro, para participar da inauguração do primeiro borboletário da cidade, o Águias da Serra. Construído pelo ambientalista e proprietário do local, Miguel Naghirniac Neto, o borboletário abriga e exibe cerca de 2 mil borboletas de 27 espécies. O local pode ser visitado por crianças e adultos, que recebem orientações sobre o ciclo de vida e características do animal.