Esporte: “Intercâmbio Brasil-Japão”

0
1321

Associação Harmonia celebra sucesso de mais uma edição do torneio esportivo

Fotos Divulgação

Abertura do evento contou com times de Brasil e Japão, mostrando a integração entre os dois países
Abertura do evento contou com times de Brasil e Japão, mostrando a integração entre os dois países

A Associação Harmonia de Educação e Cultura celebrou, por mais um ano, o sucesso de um dos eventos esportivos mais tradicionais da comunidade: o “Intercâmbio Harmonia Brasil-Japão de Futebol Sub-15”, realizado entre os dias 23 e 27 de março, no Nippon Country Club, em Arujá. Como reza a tradição, o título desta edição – que homenageou os 120 Anos de Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão – ficou com um time brasileiro, o Corinthians.

Já em sua vigésima edição, o evento contou, novamente, com times tradicionais do Brasil. Além do campeão, participaram Palmeiras, Osasco, RedBull BR, Nippon Country Club e Diadema. Pelo lado japonês, as equipes de Sapporo e Shiga mostraram que o futebol de base está bastante antenado com a evolução da modalidade – e em aprender cada vez mais o gingado e a técnica aplicada pelos jogadores brasileiros.

Atletas dos dois países em destaque
Atletas dos dois países em destaque

Os cinco dias de competição foram mais que produtivos, de acordo com o presidente da entidade realizadora, a Associação Harmonia de Educação e Cultura, Tadayosi Wada. Para ele, oferecer aos garotos japoneses a oportunidade de ter contato com os brasileiros é gratificante. “A participação destes times engrandecem o torneio. Gostaria de parabenizar todos, em especial às equipes japonesas, que vieram de tão longe. É uma grata satisfação realizar, por mais um ano, o Intercâmbio e ver os jovens participando ativamente”, destacou Wada.

Neste ano, quem também esteve presente e se surpreendeu com a grandeza da competição foi o deputado estadual Hélio Nishimoto. Amante do futebol, o parlamentar acompanhou a primeira partida – entre Palmeiras e Nippon – das arquibancadas, reconhecendo a qualidade e o caráter educacional e cultural da competição. Na finalíssima entre Corinthians e Palmeiras, o político nikkei voltou ao Nippon para ver de perto o resultado do torneio. “Agradeço a oportunidade e parabenizo a todos por esta importante competição. Ver os jovens com tamanha disposição é um incentivo para todos”, destacou. Após a partida, Nishimoto entregou a taça para o capitão do time alvinegro, gritando com a equipe um bordão prá lá de popular: “É nós!”

Após a agenda de jogos e clínicas, as equipes de Sapporo e Shiga participaram de uma agenda bastante agitada, para fechar com chave de ouro a estada no Brasil: conheceram o estádio do Corinthians, em Itaquera; assistiram a uma partida de futebol no Estádio do Morumbi; e foram até Santos, para visitarem a “casa” de um dos maiores ídolos do futebol mundial, Pelé.

Presença Ilustre

Um dos parlamentares mais respeitados em São Paulo, o deputado estadual Hélio Nishimoto esteve presente no último dia do “Intercâmbio Harmonia”

Hélio Nishimoto entrega a taça ao time campeão
Hélio Nishimoto entrega a taça ao time campeão

Recepcionado pelo presidente da Associação Harmonia de Educação e Cultra, Tadayosi Wada, Nishimoto acompanhou de perto as finais entre Corinthians e Palmeiras. “Agradeço a oportunidade e parabenizo a todos por esta importante competição. Ver os jovens com tamanha disposição é um incentivo para todos”, destacou.

Após a partida final, cuja vitória foi corintiana, Hélio Nishimoto entregou a taça para o capitão do time, gritando com a equipe um bordão prá lá de popular: “É nós!”

Um dos políticos mais atuantes dentro da comunidade nipo-brasileira, Hélio Nishimoto nasceu em Presidente Prudente e, em 1979, veio estudar em São José dos Campos, na Etep, onde formou-se técnico em Mecânica. Na Univap, graduou-se em Administração de Empresas. Antes de ingressar na vida pública, foi funcionário da Embraer e comerciante.Foi eleito vereador por quatro mandatos consecutivos (1996, 2000, 2004 e 2008).Durante seu mandato, conseguiu atender a mais de 50 prefeituras e muitas entidades sociais, especialmente do Vale do Paraíba. Agora, leva seus benefícios a muitas associações da comunidade nipo-brasileira, ganhando o respeito e a admiração dos nikkeis.